Cultura

Cultura em Expansão leva espetáculos a Miragaia, Campanhã e Bonfim

  • Notícia

    Notícia

O Cultura em Expansão apresenta no próximo fim de semana espetáculos de música, dança e cinema em Miragaia, em Campanhã e no Bonfim. Todos com entrada livre.

Na noite de sexta-feira, 10 de maio, pelas 21,30 horas, Né Barros, coreógrafa e investigadora, e João Martinho Moura, investigador na área das 'media arts', apresentam no Grupo Musical de Miragaia "Co:Lapse 2", espetáculo que cruza coreografia, imagem e música para criar uma espécie de cinemática performativa.

O trabalho de Né Barros convoca habitualmente uma pluridisciplinaridade através de colaborações com artistas de diferentes áreas artísticas, explorando a imagem, o corpo como matéria-prima ou a paisagem inteligente dos corpos em movimento.

No sábado 11 de maio, também pelas 21,30 horas, a cravista e pianista Joana Bagulho e o poeta Nuno Moura apresentam "Acção - Carlos Paredes em cravo é um espetáculo", no Auditório da Junta de Campanhã.

Joana Bagulho tem apresentado diversos espetáculos e desenvolveu um programa de transcrições de música de Carlos Paredes para cravo, com o qual tem efetuado diversos concertos a solo em Portugal e no estrangeiro. Nesta apresentação verdadeiramente singular, vai interpretar a música de Carlos Paredes acompanhada pela poesia de Nuno Moura.

"Acção" é o título da primeira peça do recital que integra o segundo disco de Carlos Paredes, "Acção - Prelúdio", editado em 1963. Nas palavras de Joana Bagulho, "acção é também uma palavra-chave na vida e obra de Paredes, na sua atitude em relação à música e à sociedade".

A encerrar o próximo fim de semana, o Cinema Insuflável estará no Jardim Paulo Vallada (Jardim das Pedras), no Bonfim, entre as 10,30 e as 17,30 horas de domingo, com sessões para crianças e jovens.

Ainda durante o mês de maio, o Cultura em Expansão irá promover várias atividades, designadamente "1987", de Sara Carinhas e Madalena Palmeirim, no Auditório do Grupo Musical de Miragaia; a apresentação do novo disco de Sensible Soccers, "Aurora", no Reservatório da Pasteleira; e mais duas sessões do Cinema Insuflável, no Jardim da Corujeira e em Miragaia.

Conheça melhor o Cultura em Expansão 2019 seguindo ESTA LIGAÇÃO. Pode também consultar a programação completa AQUI (plataforma issuu), descarregá-la para o seu equipamento AQUI (formato pdf) e acompanhar a página oficial no facebook.