Sociedade

Cultura em Expansão junta Edgar Pêra em cineconcerto com Rui Lima & Sérgio Martins nas Fontainhas

  • Notícia

    Notícia

O programa municipal Cultura em Expansão regressa no próximo sábado à zona das Fontainhas com um cineconcerto que reúne o cineasta Edgar Pêra aos músicos Rui Lima & Sérgio Martins. 

O cineconcerto "25 de novembro - 42 anos depois", que conta ainda com a participação especial de Jorge Quintela e Cláudio Vasques (VJ), realiza-se no CCOP - Círculo Católico de Operários do Porto, pelas 21,30 horas, e é de entrada livre mediante levantamento de bilhete no local, a partir das 20,30 horas, sendo a lotação limitada.

Dando continuidade à proposta de ancorar ao Espírito do Lugar outros projetos que permitam ampliar e aprofundar o trabalho sobre o território de ação, o Cultura em Expansão desafiou Edgar Pêra para uma residência nas Fontainhas, que constituisse o ponto de partida para um projeto de cineconcerto.

Os cineconcertos de Edgar Pêra são eventos meteóricos, um pingue-pongue cinemusical que se distingue dos filmes-concerto, em que uma banda interpreta musicalmente as imagens projetadas. Nos cineconcertos concebidos por Pêra, há uma interação constante entre imagens e sons, um vaivém entre os músicos e o cineasta. Misturando imagens pré-montadas com imagens captadas em direto, ambas sujeitas a efeitos de transformação live, fazendo destes eventos momentos únicos e irrepetíveis.

Com Edgar Pêra estará a dupla Rui Lima & Sérgio Martins, que conhecemos bem das múltiplas bandas sonoras que assinam para vários projetos de artes performativas.

//

Filmes: Edgar Pêra

Música: Rui Lima & Sérgio Martins

Participação especial: Jorge Quintela e Cláudio Vasques (VJ)

Coordenação e produção: Circolando, Crl.

Coprodução: Câmara do Porto, no âmbito do programa Cultura em Expansão

CCOP - Círculo Católico de Operários do Porto

Rua Duque de Loulé, 202

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete no local, a partir das 20h30