Sociedade

Cultura em Expansão apresenta música clássica, cinema para crianças e performances de dança

  • Notícia

    Notícia

#fib_programacao_2019_cultura_expansao_12.jpg

O programa Cultura em Expansão apresenta três novas atividades de música, cinema e dança no próximo fim de semana, todas de entrada livre.

O violoncelista Filipe Quaresma e o pianista Miguel Borges Coelho juntam-se na noite de sexta-feira, 3 de maio, para apresentar um eclético repertório de música clássica que inclui composições de Johann Sebastian Bach, George Crumb e Dmitri Shostakovich.

Ambos professores na ESMAE, Filipe Quaresma concilia a atividade letiva com uma intensa carreira a solo, de música de câmara e de violoncelista na Orquestra Barroca da Casa da Música, no Darcos Ensemble, no Remix Ensemble, entre outras, enquanto Miguel Borges Coelho tem sido solista com as mais variadas orquestras nacionais e europeias e colaborou com prestigiados solistas e grupos de câmara, dos quais se destacam o Quarteto Prazak e o violoncelista Michal Kanka.

O concerto decorre na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, a partir das 21,30 horas.

No dia seguinte, sábado 4 de maio, a sala itinerante do Cinema Insuflável está na Quinta do Covelo com sessões para todas as crianças. Entre as 10,30 e as 17,30 horas, são exibidos filmes de diferentes origens, datas e géneros, com o objetivo de estimular um encontro de reflexão e crescimento entre as crianças e as infinitas possibilidades do cinema.

A terminar o fim de semana, também na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, os bailarinos e coreógrafos Sofia Dias e Vítor Roriz apresentam "Arremesso VII". O espetáculo decorre de uma série de performances que ambos têm vindo a realizar desde 2011, a partir dos materiais coreográficos dos seus processos criativos e performances, que se tornaram uma maneira de testar combinações de materiais de vários espetáculos em diferentes contextos, encontrar novas possibilidades de sentido e também atualizar o que os artistas consideram ser "o arquivo de gestos, movimentos, textos, músicas, vozes, adereços e presenças dos nossos 13 anos de colaboração".

O espetáculo tem início marcado para as 17 horas e é igualmente de acesso gratuito.

Durante o mês de maio, o Cultura em Expansão conta ainda com vários espetáculos e atividades: as duplas Né Barros/João Martinho Moura e Sara Carinhas/Madalena Palmeirim apresentarão, respetivamente, "Co:Lapse 2" e "1987" no Auditório do Grupo Musical de Miragaia; Joana Bagulho e Nuno Moura levam o espetáculo "ACÇÃO - Carlos Paredes em cravo" ao Auditório da Junta de Campanhã; Sensible Soccers trazem o seu novo disco "Aurora" ao Parque da Pasteleira; e o Cinema Insuflável terá mais três sessões no Jardim Paulo Vallada, no Jardim da Corujeira e em Miragaia.

Conheça melhor o projeto Cultura em Expansão 2019 e consulte a programação completa AQUI (issuu) ou descarregue-a para o seu equipamento AQUI (pdf).  Pode também acompanhar a página oficial no facebook.