Cultura

Cultura em Expansão alarga Variações do Espírito do Lugar à zona da Fontinha

  • Notícia

    Notícia

#Deva_Sanmartin_Fontinha_3.jpg

O formato de espetáculo-percurso que o Cultura em Expansão criou em anos anteriores com a Circolando apresenta-se reformulado e vai à zona da Fontinha, entre sexta-feira e domingo.

Estão quase esgotadas as inscrições para as Variações do EL: Fontinha, que decorrem nos próximos sexta, sábado e domingo, sempre às 18 horas, no Largo da Fontinha, situado junto ao histórico bairro operário onde nasceu o poeta José Gomes Ferreira, em 1900.

A iniciativa explora a ideia da Circolando mentorear um novo ciclo de projectos com base em Espírito do Lugar, o espectáculo-percurso que foi já desenvolvido em diferentes territórios da cidade no âmbito do Cultura em Expansão. Já chegou, designadamente, a Bonfim-Campanhã em 2015, Cantareira-Foz do Douro em 2016 e Fontaínhas em 2017.

Para a nova versão do projeto, foi criada uma companhia efémera de jovens criadores oriundos dos cursos de Mestrado em Artes Cénicas e Pós-Graduação em Dança da ESMAE, a quem foram apresentados a filosofia, os conceitos e as propostas-base de Espírito do Lugar, sendo então desafiados a compor a sua Variação e o seu próprio espetáculo-percurso.

Já com o grupo, chegou-se ao território de ação a trabalhar: o monte da Fontinha, morro granítico situado bem na área central da cidade e cujo relevo acentuado de alguma forma o "retirou" das dinâmicas mais comuns de crescimento urbano.

Habitada primeiro por musas e árvores majestosas, a Fontinha conhece uma transformação radical com a chegada da Fábrica Social. O movimento operário portuense conhece ali os seus primeiros passos e vai semeando algo do espírito da Comuna.
Seria, mais tarde, progressivamente deixada de lado pelo crescimento da cidade, até ser novamente reanimada com a instalação da sede da Fundação José Rodrigues. E serve agora de palco às apresentações deste projeto Cultura em Expansão que, mais uma vez, lançam o repto para o público se perder na própria cidade. 

A entrada é livre, mas limitada, pelo que é recomendada a marcação através do email c.santos@circolando.com. O público é aconselhado a vestir roupa quente e calçado confortável. O percurso não é indicado a pessoas com mobilidade reduzida.

Variações de EL: Fontinha

Espetáculo Percurso

jovens criadores / circolando

ESTREIA: 25, 26 e 27 de Maio (18h00) 

Saiba tudo sobre o Cultura em Expansão 2018