Sociedade

Concurso prepara montras da cidade para o São João

  • Notícia

    Notícia

#fib_montra_1_Central_dos_Forros.jpg

Está de regresso o concurso municipal que premeia as melhores montras alusivas ao São João. A edição de 2019 aceita candidaturas a partir desta terça-feira, 21 de maio, e até 3 de junho.

A iniciativa tem como objetivos principais impulsionar o envolvimento do comércio local na tradição cultural da cidade, dinamizar o setor através da promoção de manifestações artísticas e estimular o espírito criativo.

Para além de um troféu do Município do Porto, serão atribuídos aos três primeiros classificados, por ordem de classificação, prémios pecuniários com os valores de 2 250, 1 750 e 1 250 euros. Sob recomendação do júri, a Câmara Municipal poderá ainda atribuir menções honrosas aos concorrentes classificados entre o 4.º e o 10.º lugar.

A par disso, o regulamento prevê também a atribuição do título "Montra Amiga do Ambiente" se a proposta integrar princípios como o compromisso com a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e o uso sustentável de recursos.

O concurso destina-se à participação exclusiva de lojas com atividade no Porto, abertas ao público e com montras visíveis. Cada estabelecimento pode candidatar mais do que uma montra, desde que respeite os seguintes critérios: utilização de elementos decorativos diferenciados para cada montra a concurso; e formalização de uma candidatura por cada montra.

Os interessados em participar deverão consultar o programa do concurso e o respetivo edital e preencher a ficha de inscrição, documentos disponíveis no site institucional da Câmara do Porto.