Cultura

Compra direta a artistas traz 21 novas obras à Coleção Municipal de Arte

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto vai adquirir 21 novas obras para integrar a Coleção Municipal de Arte, no âmbito do projeto Aquisições que, pela primeira vez e numa edição piloto, apresentou a modalidade de compra direta de obras a artistas da cidade. A decisão decorre da apreciação do Comité, que avaliou as 153 propostas submetidas.

Com um orçamento total de 35 mil euros, a iniciativa, integrada na plataforma de apoio à arte contemporânea Pláka, previa um limite de aquisição de uma obra por artista ou coletivo de artistas, no valor máximo de 2 mil euros. O comité, composto por Fátima Lambert, Paula Parente Pinto e Nuno de Campos, analisou todas as propostas submetidas e sugeriu a aquisição de 21 obras, no valor de 34.800 euros. Segundo este, "o processo de seleção teve por base a qualidade conceptual e técnica das obras apresentadas, assim como o percurso dos seus criadores no contexto da cidade". Entre outros critérios, é importante referir que o Comité considerou "a forma como a temática das peças propostas se relaciona com a cidade", tendo a preocupação de selecionar propostas que formassem um conjunto final equilibrado a vários níveis, não só de suportes técnicos como também de género ou idade dos artistas selecionados.

No final do processo, foram sugeridas para aquisição obras dos seguintes artistas e coletivos: Ana Torrie, Beatriz Albuquerque, Carla Cruz, Carlos Mensil, Cristina Regadas, Daniel Moreira e Rita Castro Neves, Diogo Jesus, Dionísio Souto Abreu, Dori Nigro, Graça Sarsfield, Isaque Pinheiro, João Alves, José Simões, Miguel Leal, Nelson Miranda, Oficina Arara, Pedro Huet, Rui Neto, Susana Chiocca, Susana Gaudêncio e Susana Soares Pinto.

Estas 21 obras juntar-se-ão às 12 obras de arte contemporânea que o mesmo Comité sugeriu para aquisição, até ao momento, a seis galerias de arte da cidade. O projeto Aquisições, na modalidade de compra direta a artistas, terá continuidade em 2021 com um orçamento reforçado.

Todas as obras adquiridas, assim como o relatório do Comité de Seleção, podem ser consultadas no site da plataforma Pláka.