Cultura

Companhia Maguy Marin celebra no Rivoli o Dia Mundial da Dança com BiT

  • Notícia

    Notícia

BIT_H2O0216@herve-deroo.jpg

O Dia Mundial da Dança, neste sábado, é celebrado no Teatro Municipal do Porto - Rivoli com uma das grandes referências da dança contemporânea: a Companhia Maguy Marin, que regressa ao Porto ao fim de 24 anos para participar no Festival DDD - Dias da Dança.

Maguy Marin, discípula de Maurice Béjart e com mais de 40 anos de carreira, encetou em França um caminho por territórios que Pina Bausch percorreria ao mesmo tempo na Alemanha: uma dança-teatro que nos revela a nossa verdadeira humanidade.

Em 1993, a Companhia havia apresentado o trabalho "Waterzooï" no Teatro Nacional de São João, trazendo agora ao grande auditório Manoel de Oliveira do Rivoli, às 21,30 horas de sábado, a produção "BiT", que é o 49º espetáculo da coreógrafa.

Centrado no ritmo, "BiT" é um momento congelado no espaço-tempo para olhar e extrair a razão do movimento humano. De forma obsessiva, os bailarinos cedem à pulsação dos ritmos, que recordam danças tradicionais, entre a farândola e a dança de roda, ou rituais ancestrais, alguns deles macabros. Desenha-se uma dança coletiva e individual que se confunde a todo o momento, implicando também os espetadores num compromisso face ao incerto e ao desconhecido. O movimento constante que leva ao desgaste físico e mental, criando uma dominação que a dança exerce na vida de cada um - metáfora para a sociedade contemporânea. "BiT" leva-nos às profundezas da nossa humanidade e questiona as nossas responsabilidades individuais na agitação coletiva dos dias.

O espetáculo foi selecionado pela revista Tanz como coreografia do ano de 2014, "um trabalho sobre ética na dança, e sobre experimentação desses limites enquanto são vivenciados. Se a exposição, a violência, o voyeurismo e a exaustão são usados  como ferramentas, não passam de metáforas paradoxais sobre as possibilidades da dança ser o encontro entre ética e utopia", in Tanz Yearbook 2015.

Para quem tiver vontade de saber mais sobre o trabalho de Maguy Marin e da "centena de maneiras diferentes de usar a linguagem" através da dança, uma sessão de cinema, integrada no projeto Caravane do Centre National de la Danse e apresentada por Aymar Crosnier, decorre no auditório Isabel Alves Costa, às 20h00. Há ainda, no final do espetáculo, uma conversa com os intérpretes de "BiT" e Vânia Rodrigues, gestora cultural e programadora da mala voadora.

Para terminar a noite em festa, a renovada sala de visitas do Rivoli abre oficialmente portas como Ponto de Encontro do DDD, animado pela dupla de DJs D.M.A. (Disco My Ass).

//

SESSÃO DE CINEMA - MAGUY MARIN OU COMMENT DIRE (2005) 

NOUVELLE CINÉMATHÈQUE DE LA DANSE (COLL. PORTRAITS)

FRANÇA - integrado no C ND "CARAVANE" 

AUDITÓRIO IAC - RIVOLI

MAGUY MARIN "BIT"

GRANDE AUDITÓRIO MO RIVOLI 

Assista ao teaser aqui.

FESTA ABERTURA

D.M.A (DJ SET)

CAFÉ RIVOLI

//

Toda a programação e informações aqui.