Sociedade

Cidade celebrou o Dia Internacional da Juventude com atividades e animação em vários espaços seguros

  • Notícia

    Notícia

"Espaços seguros para jovens" foi o tema do Dia Internacional da Juventude deste ano, celebrado no domingo mas que a Câmara do Porto assinalou ao longo de três dias.

Aproveitando esta época de dias maiores, boas condições atmosféricas e mais predisposição do público, a autarquia promoveu atividades em diversos locais, indo desde logo ao encontro da temática internacional do evento.

O programa, a que se associou a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, incluiu iniciativas dos domínios cultural, desportivo e de lazer. Assim, houve aulas de ioga, taichi e pilates, cinema ao ar livre, visitas a exposições e uma das maiores atrações da juventude: muita música, com vários concertos e espetáculos.

Atraindo milhares de pessoas, que não somente jovens, os palcos foram diversos e tiveram sempre em conta a temática de "Espaços seguros para jovens", sendo utilizados os jardins da Cordoaria, Cálem, São Lázaro, Arca d'Água e Palácio de Cristal; as casas-museu Marta Ortigão Sampaio e Guerra Junqueiro; a Galeria Municipal do Porto; os parques da Cidade, de São Roque e Desportivo de Ramalde; a Quinta do Covelo; e locais do espaço público como o Largo da Estação de Campanhã, o Centro Histórico e a Praça de D. João I.

O dia 12 de agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Juventude na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em agosto de 1998, em Lisboa, tendo sido formalmente instituído pela Assembleia Geral da ONU em 1999.