Cultura

Ciclo gratuito de cinema europeu lança reflexão sobre a ideia de Europa

  • Notícia

    Notícia

#mno_abertura_cinema_trindade_01.jpg

Miguel Nogueira

A poucos dias das eleições europeias a "Europa 61-Semana de Cinema Europeu" começa nesta quinta-feira, 16 de maio, no Cinema Trindade, a celebrar a Europa com quase três dezenas de curtas e longas-metragens até ao próximo dia 22.

De acesso livre, o programa tem início pelas 17 horas com um conjunto de curtas que foram realizadas por cineastas de vários países com base em histórias filmadas em smartphones por jovens participantes no concurso europeu #EUandME.

A sessão de abertura oficial, porém, acontece às 19 horas com a exibição do documentário "Piazza Vittorio" de Abel Ferrara.

Ainda no campo das curtas, e numa parceria com a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (BAFTA), o British Council propõe para os próximos dias uma seleção de filmes nomeados para os prémios BAFTA em 2018.

A primeira edição da mostra de cinema, que inclui 14 longas-metragens, é composta globalmente por filmes que "celebram a vitalidade do cinema europeu e cujos temas e formas, ao refletirem valores e estilos em que o cidadão se reconhece, podem contribuir para o debate sobre o projeto político europeu", como aponta o curador da iniciativa, Carlos Nogueira.

A iniciativa é organizada pela EUNIC Portugal, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e o Porto/Post/Doc, e o título escolhido - "Europa 61" - "ecoa um dos filmes fundadores do moderno cinema europeu, 'Europa 51', de Roberto Rossellini", ao mesmo tempo que faz referência à idade que a União Europeia comemora neste ano.

A programação completa está toda AQUI.