Sociedade

Candidaturas para encontrar novas soluções digitais em contexto urbano estão abertas até dia 30

  • Notícia

    Notícia

#fib_portatil_01.jpg

A "open call" do Synchronicity, projeto europeu que visa apoiar o desenvolvimento de soluções e/ou serviços inteligentes que superem os desafios vividos em contexto urbano, aceita candidaturas até ao final do mês de setembro. A Câmara do Porto tem disponíveis três milhões de euros para financiar as melhores propostas, que deverão ser implementadas em 2019.

A cidade do Porto é a única representante nacional associada ao projeto Synchronicity, que envolve mais sete cidades europeias: Manchester, Helsínquia, Milão, Antuérpia, Carougue, Santander e Eindhoven.

Na Invicta procuram-se especificamente soluções inovadoras para problemas quotidianos nas áreas da mobilidade, envolvimento do cidadão, ambiente e bem-estar. Há ainda um desafio aberto para ideias que não se enquadrem em nenhuma destas áreas.

No entanto, como condição sinéquanone, todas as propostas submetidas devem - em primeira linha - tirar proveito da plataforma Synchronicity, desenvolvida em colaboração com estas cidades e ainda por cidades do México e da Coreia do Sul. Devem, igualmente, apoiar a expansão tecnológica urbana, bem como contribuir ativamente para que os cidadãos e agentes de inovação nas cidades possam ser participantes diretos no desenvolvimento do mercado digital único.

A participação do Porto na Synchronicity manifesta o compromisso do Município, através da Associação Porto Digital, com a progressiva digitalização da cidade. A intenção é expandir os serviços baseados na infraestrutura tecnológica já existente, como são exemplo a rede de fibra ótica, já com 4.000 quilómetros, ou a rede WIFI, que, só em 2017, suportou mais de um milhão de dispositivos ligados.

Com este projeto - que corresponde a um investimento global de 20 milhões de euros, cofinanciado pela Comissão Europeia - pretende-se, com efeito, desenvolver um mercado global de IoT (Internet of Things/ Internet das coisas), no qual cidades e empresas projetam serviços digitais positivos para os cidadãos e as economias locais.

As candidaturas, abertas até dia 30, podem ser desenvolvidas em consórcio de empresas e cidades europeias (além das que promovem a iniciativa). São elegíveis PME que possam implementar soluções de IoT que tenham já sido demonstradas, com tecnologia de TRL 6 ou superior.

Competirá a um júri independente avaliar as candidaturas. Serão selecionadas entre 15 e 25 soluções que, a partir do início de 2019, deverão ser implementadas em três das cidades envolvidas no projeto, durante um período de seis meses. Cada proposta selecionada receberá entre 100 e 300 mil euros de financiamento.

Até ao final de setembro, existirão diversos eventos de esclarecimento, online e off-line, para dar apoio ao desenvolvimento das candidaturas. Toda a informação sobre a open call, condições da candidatura e os desafios do Porto estão disponíveis na plataforma Synchronicity.