Economia

Câmara reedita programa de consultoria gratuito para comerciantes da cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_lojas_na_rua_2_edicao_05.jpg

Miguel Nogueira

Pelo segundo ano consecutivo a Câmara do Porto vai disponibilizar serviços de consultoria especializada aos comerciantes da cidade, num verdadeiro check-up ao negócio.

O projeto, gratuito, pretende apoiar e orientar os comerciantes na gestão do seu negócio, em três fases: diagnóstico, elaboração de planos de ação concretos e de um plano estratégico para o futuro.

A consultoria será efetuada num período máximo de seis meses nas áreas de vitrinismo, atendimento ao público, gestão comercial dos clientes e gestão de negócio.

Na área de Vitrinismo o objetivo será avaliar, com base nas melhores práticas de vitrinismo e visual merchandising, considerando a estrutura externa e interna da loja, o mobiliário, o layout, a distribuição dos produtos e estratégias utilizadas para atrair os clientes.

No Atendimento ao Público a ação passará por contribuir para um melhor conhecimento dos clientes e satisfação das suas necessidades e expectativas; melhoria dos conhecimentos dos profissionais que intervêm no processo de atendimento; desenvolvimento e sucesso da empresa (estabelecimento/marca); uso da marca "Porto." no negócio; e manutenção de um elevado nível de qualidade neste vetor.

Na área dedicada à Gestão Comercial dos Clientes, a consultadoria irá incindir sobre matérias como captar novos segmentos de clientes, fidelizar e aumentar a receita nos atuais, comunicar de forma estruturada e com incremento de negócio. Partilhar as ferramentas que permitam implementar no imediato processos de comunicação a clientes atuais e potenciais, utilizando canais digitais, ao mesmo tempo que se trabalha no atendimento presencial tendo em vista o aumento da satisfação.

Quanto ao vetor de "Gestão de Negócio", a ação passa por apoiar, orientar e capacitar os comerciantes na gestão do seu negócio. Reforçar as capacidades de organização e gestão das empresas com o desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva. Através de ferramentas como orçamentos anuais e implementação de relatórios mensais de gestão económico financeiros, os comerciantes serão apoiados no que respeita à construção de estratégia e apoio na tomada de decisão.

Cada comerciante pode inscrever-se a partir de 22 de janeiro até ao dia 5 de fevereiro, mas só poderá escolher uma única área. Após esse período, será feita uma seleção por parte dos mentores, que acompanharão pessoalmente cada comerciante nas diferentes fases.

As inscrições devem ser concretizadas para o email comercio@cm-porto.pt, ou por telefone 222 097 106. Da inscrição deve constar: designação do estabelecimento comercial, morada completa, contato telefónico e email, nome completo do representante, função, escolaridade, contato telefónico e email.
Em resposta a cada inscrição, com o objetivo de contribuir para o processo de seleção das candidaturas, é obrigatório o preenchimento e a entrega de documentos disponibilizados pelos serviços através do email comercio@cm-porto.pt.