Cultura

Câmara estenopeica do CPF permite neste sábado ver o Mundo "às avessas"

  • Notícia

    Notícia

o_mundo_as_avessas.jpg

O Centro Português de Fotografia promove, neste sábado, uma visita guiada ao edifício da Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, centrada na história do espaço, na Coleção de Câmaras Fotográficas e nos princípios óticos da Fotografia.

Inserida nas comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, esta visita guiada tem como tema "O Mundo às Avessas" e, no final, possibilita aos participantes a experiência de verem o mundo "às avessas" através de uma câmara estenopeica ou câmara pinhole.

Este equipamento, cujos nomes têm origem na palavra grega "stenós" (estreito) e na expressão inglesa "pinhole" (buraco de alfinete), é caraterizado por não ter lente e ser constituído por uma caixa onde a luz não penetra, dotada de um pequeno orifício por onde a luz é projetada para o interior.

O obturador da câmara pode ser a própria mão do utilizador ou outro material opaco, sendo a imagem projetada de forma invertida na parede oposta à do orifício.

Com início às 15,30 horas e a duração de três horas, esta visita guiada é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória por e-mail para sonia.silva@cpf.dglab.gov.pt .