Sociedade

Até segunda-feira vá aos Leões e aprenda como poupar na fatura de energia

  • Notícia

    Notícia

Até esta segunda-feira, está instalada na Praça de Gomes Teixeira uma exposição itinerante sobre eficiência energética, promovida pela Comissão Europeia. A partir do lema "Gaste menos em energia... e mais em si!", os visitantes são convidados a realizar várias atividades interativas que têm por objetivo apresentar medidas que, claramente, contribuem para a poupança nas faturas de energia, sem comprometer o conforto e um ambiente mais saudável.

O vice-presidente da Câmara do Porto e vereador com o pelouro do Ambiente e Inovação, Filipe Araújo, marcou presença na inauguração da iniciativa, na passada quinta-feira, assinalando que a cidade do Porto tem cumprido a sua quota de responsabilidade na implementação de medidas amigas da eficiência energética, de que é exemplo "a mudança de toda a iluminação da cidade" com a substituição de luminárias por tecnologia LED.

Convicto de que "as cidades irão contribuir para mudar o panorama de energia", sublinhou também que este terá de ser um trabalho realizado em conjunto com os governos. 

Em representação da Comissão Europeia, Renatas Mazeika veio ao Porto salientar o mérito desta ação de Bruxelas e dizer que a iniciativa "é muito mais do que falar sobre eficiência energética; é, sobretudo, um apelo à saúde e à qualidade de vida", sem esquecer que também se entrecruza com o tema das alterações climáticas. 

Até porque, observou, "a eficiência energética é essencial para a sustentabilidade da Europa a longo prazo".

 "Casa interativa" com concursos e atividades educativas para crianças e famílias

Estacionado na Praça de Gomes Teixeira (Praça dos Leões), um atrelado de camião funciona como uma "casa interativa" que permite aprender sugestões de eficiência energética através de paredes interativas, concursos e atividades educativas e atrativas para crianças e famílias. 

Numa das vertentes, é demonstrado aos visitantes que o aquecimento é uma das áreas em que o dispêndio de energia é mais relevante. 

Portugal não é exceção e dados do Eurostat indicam que a maior percentagem de pessoas que declaram não ter capacidade de aquecer adequadamente a sua casa foi registada na Bulgária (37 %), seguindo-se a Lituânia (29 %), a Grécia (26 %) e Portugal (20 %), quando comparados com os dados médios da União Europeia, que são de 8 %.

Ao mesmo tempo, o nosso país é uma das regiões em que mais se têm sentido as alterações climáticas e os cidadãos estão conscientes dos benefícios ambientais de uma adequada utilização da energia.

Daí que a principal mensagem deste roadshow, a que a Câmara do Porto se associou, seja precisamente demonstrar que bastam pequenas mudanças de comportamento e um investimento na melhoria da qualidade das habitações para se obterem resultados duradouros de poupança energética. 

A "casa interativa" na Praça dos Leões pode ser visitada entre as 10 e as 19 horas deste domingo. No último dia (segunda-feira), está aberta à população entre as 9 e as 19 horas.