Cultura

"Até já" Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

A segunda edição do programa Cultura em Expansão, lançado em 2014 pela Câmara do Porto, termina hoje nas torres vermelhas do Bairro da Pasteleira, depois de se ter iniciado em abril, com um espetáculo alusivo ao 25 de abril, no Palácio dos Correios, com os Drumming e Miguel Guedes.

Em 2016 haverá mais, daquele que é considerado por Rui Moreira como um dos programas estruturantes da política do pelouro da Cultura, retirando dos seus espaços habituais os eventos culturais e incluindo neles os que habitualmente não participam.

Da música criada no Bairro do Cerco ao teatro criado na Ilha de Bela Vista ou às performances desenvolvidas no antigo Matadouro de Campanhã, o Cultura em Expansão tirou a cultura do seu "sítio" e a segunda edição, que contou com cerca de 40 eventos, termina hoje, às 16 horas, com um espetáculo da coreógrafa Aldara Bizarro, que conta com a participação de moradores da Pasteleira e músicos da Foz. "O Baile" decorre na Associação de Moradores do Bairro da Pasteleira e tem entrada gratuita.


O espetáculo conta com a participação de sete bailarinos profissionais e cerca de 30 moradores, para além de um conjunto de músicos que trabalham com a coreógrafa, em conjunto com membros da Banda Marcial da Foz do Douro. No "Baile" o desafio passa por recriar um acontecimento inspirado nos antigos bailes de aldeia e de bairro, habitualmente organizados pelas coletividades, com música ao vivo, onde se conta a história dos moradores do Bairro da Pasteleira.

 

O programa "Cultura em Expansão" tem como parceiro a Fundação Manuel António da Mota (Mota-Engil).

 

//

 

Ficha Artística

Concepção, direcção e coreografia: Aldara Bizarro

Interpretação/co-criação: Costanza Givone, Isabel Costa, Bruno Rodrigues, Manuel Henriques e Diana Serrano

Interpretação: Susana Gaspar e Inês Jacques - e ainda, os participantes: Sr. Prata Cardoso, Mª José Cardoso, Maria Isabel Lacerda, Rosa Mota, Maria Teresa Monteiro, Isabel Silva, Ilva Otero, Rogério Pacheco, Silvana Barbosa Pinto, Hugo Bonito, Elisabete Sousa, Aurora Mendes, Alberto Ribeiro, Luísa Bezerra, Isaura Morais, Serafim Heitor, Alida Moreira, Maria Minervina, Maria Anunciação, Ivone Barbieri, Maria Joaquina Correia Silva e Águeda Correia.

Criação Musical: Artur Fernandes

Interpretação musical: Artur Fernandes, (concertina), Marco Figueiredo (piano) e Miguel Calhaz (contrabaixo) - e ainda, a Banda Marcial da Foz do Douro: Mariana Leite Soares (Clarinete), Miguel Vieira (Saxofone tenor), Bruno Oliveira (Trompete), Susana Murillo (Trombone), António Freches, Rui Ribeiro (Caixa), Jorge Macedo (Bombo)