Sociedade

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha vem ao Porto ver a estreia do documentário sobre a sua vida e obra

  • Notícia

    Notícia

cinema_Paulo_Mendes_da_Rocha.jpg

"Tudo é Projeto" é o nome do documentário sobre o arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do Museu dos Coches em Lisboa e Prémio Pritzker 2006, que tem estreia exclusiva em Portugal marcada para a próxima segunda-feira, dia 22, no Porto.

Paulo Mendes da Rocha vai estar presente na sessão, com exibição às 20 horas, na Casa das Artes, ao que se seguirão conversas do arquiteto e da filha Joana Mendes da Rocha (co-realizadora do documentário juntamente com Patrícia Rubano) com o jornalista Carlos Magno e a realizadora Ana Resende.

"Tudo é Projeto" é um documentário sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha contada na primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha. Com quase 90 anos de idade, Paulo Mendes da Rocha é hoje um dos mais importantes arquitetos no mundo, "um pensador cujas opiniões polémicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Num constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido", refere a sinopse do filme.

O documentário é produzido pela Olé Produções com o apoio da Casa da Arquitectura, cujo acervo virá a integrar. Em 2015, Paulo Mendes da Rocha doou a esta instituição o projeto original do Museu dos Coches, sendo um dos primeiros arquitetos a oferecer materiais originais para integrar a Coleção Arquitetura Brasileira - um vasto acervo de projetos, desenhos, maquetas e livros que conta a história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira de 1930 até à atualidade.

Organizada pela Casa da Arquitectura com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a sessão tem entrada livre mediante inscrição prévia. Informações através do email comunicacao@casadaarquitectura.pt ou do telefone 222 404 663/64.

Mais informações aqui.