Sociedade

Álbum de fotografia leva à descoberta do Porto ao longo das estações do ano

  • Notícia

    Notícia

#mno_livro_porto_seasons_01.jpg

As estações do ano fazem o guião editorial de "Porto Seasons", um livro em que se suprime a palavra para deixar a fotografia comunicar 365 dias de descoberta da cidade. Da autoria de Sérgio Fonseca, a obra chega às livrarias com a chancela da Objecto Anónimo.

Primavera, verão, outono e inverno formam os quatro capítulos de um projeto que parte de um conceito simples: testemunhar, pela objetiva, "um ano no Porto", com o tempo a ditar ciclos de transformação na paisagem, nos costumes das pessoas e na agenda urbana.

Seguindo a ordem proposta, vai-se ao encontro, por exemplo, de jardins e árvores a florir, passeios de elétrico pela marginal ensolarada, da Queima das Fitas e dos festivais Serralves em Festa ou Primavera Sound, das festas de S. João; de mergulhos no rio, dias na praia, castanhas a assar ou tapetes de folhas secas no chão, até se chegar ao Natal e Passagem de Ano, às tempestades no mar e às camélias em flor. De renovação em renovação, surgem grandes planos e registos particulares da cidade, sempre ligados "ao tempo que o Tempo nos dá", como se lê na introdução à obra.