Proteção Civil

Agravamento das condições meteorológicas a partir de hoje à noite

  • Notícia

    Notícia

#mno_mau_tempo_chuva.jpg

Miguel Nogueira

Os serviços municipais de Proteção Civil antecipam um agravamento das condições meteorológicas a partir da noite de hoje, dia 1 de outubro, nomeadamente precipitação, por vezes forte, vento forte e agitação marítima. Assim, foram emitidos avisos amarelos para estas três situações.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, a partir das 21 horas de hoje até ao início da madrugada de amanhã, sexta-feira, dia 2 de outubro. Relativamente ao vento forte, as rajadas poderão atingir os 70/80 km/h, devendo o período mais crítico ocorrer entre as 3 e as 15 horas do dia 2 de outubro, sexta-feira.

A Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes. Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis - equipamentos de esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, vedações metálicas, lonas publicitárias, placards e outras estruturas suspensas - que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de inundações rápidas.

Relativamente à agitação marítima prevista para os dias 2 e 3 de outubro, sexta-feira e sábado, a Proteção Civil Municipal apela ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para os peões junto da orla costeira e acessos aos molhes.

A Câmara do Porto, através dos pelouros dos Transportes e da Fiscalização e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 9/2020.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.