Sociedade

A arquitetura está de portas abertas no fim de semana e há muito para descobrir no 3.º Open House Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_open_house_porto_2017_01.jpg

Filipa Brito

Casas particulares, obras de arte, monumentos e outros espaços de arquitetura de referência abrem literalmente as portas neste fim de semana para as visitas gratuitas do 3.º Open House Porto.

No total, são 60 os espaços que aderiram a esta organização da Casa da Arquitectura, que tem a Câmara do Porto como parceiro estratégico, com o objetivo de dar a conhecer "a cidade e as suas entranhas, aquilo que está fora e dentro das suas paredes".

Crescendo em número face à edição do ano passado, o Open House Porto volta, aliás, a contar também com as parcerias dos municípios de Gaia e Matosinhos, levando assim a toda a Frente Atlântica os curiosos, os estudiosos, os turistas e outros interessados em saber mais sobre esta vasta área urbana.

A lista de locais visitáveis engloba as incontornáveis Casa da Música e Casa de Serralves, no Porto, as igualmente referências que são as primeiras obras de Álvaro Siza Vieira, em Matosinhos, e também muitas novidades. São os casos do Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia, mas também a Igreja dos Grilos, o Hospital do Conde de Ferreira e o Cemitério do Prado do Repouso, no Porto.

O desativado túnel do comboio entre S. Bento e Campanhã, a Torre de Retransmissões do Monte da Virgem, o novíssimo edifício do I3S e a futura sede da Casa da Arquitectura na antiga Real Vinícola (Matosinhos) foram também somadas desta vez ao leque de visitas possíveis.

Além disso, também a Estação do Metro do Campo 24 de Agosto está incluída no programa, onde os participantes do Open House podem cruzar-se com o PianoPorto, a maratona de piano que a cidade vai viver entre as 12 horas de sábado e as 12 horas de domingo.

Com visitas comentadas por especialistas ou pelos próprios autores, visitas livres ou guiadas por voluntários, o Open House Porto inclui ainda várias outras iniciativas de animação e os horários variam consoante o espaço, podendo ser consultados aqui.

Pode conhecer melhor o programa e o conceitos Open House Porto e Open House Worldwide seguindo esta ligação.

+Info: www.openhouseporto.com