Sociedade

A alimentação equilibrada faz o programa do terceiro Fórum Participativo

  • Notícia

    Notícia

#PC_objeto_salada_frutas_03.jpg

Patrícia Campos

A Casa do Infante recebe na quinta-feira, dia 11 de janeiro, o terceiro Fórum Participativo, subordinado ao tema Alimentação Equilibrada. A iniciativa, realizada no âmbito da elaboração do Plano Municipal de Saúde do Porto, é de participação livre, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Ao longo da tarde (das 14,15 às 17 horas) vão ser discutidos, entre outros assuntos, o impacto direto de determinados hábitos e padrões de consumo alimentar no estado de saúde da população, bem como as patologias de maior expressão. Pretende-se, igualmente, desmitificar ideias pré-concebidas relativas a uma alimentação saudável que poderão pôr em causa a prática da mesma, bem como debater questões associadas ao desperdício e sustentabilidade alimentar.

Serão oradores Carla Lopes, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, e Carla Rêgo, do Hospital CUF do Porto, competindo a Pedro Graça, da Direção-Geral da Saúde, a moderar o encontro. A abertura do Fórum estará a cargo do vereador do pelouro da Habitação e

Coesão Social da Câmara do Porto, Fernando Paulo.

Os Fóruns Participativos são organizados pelo Município em parceria com os Agrupamentos de Centros de Saúde da cidade - AceS Porto Oriental e Ocidental. O quarto e último Fórum acontece no dia 1 de Fevereiro sobre a temática "Consumos".

"Crescer e Envelhecer no Porto" e "Bem-estar Emocional, Psicológico e Social" foram os temas dos dois primeiros fóruns, realizados em novembro e dezembro últimos. Com esta iniciativa, pretende-se criar espaços para a discussão, participação e envolvimento dos principais stakeholders, e demais comunidade na validação das linhas estratégias que constarão do Plano Municipal de Saúde, assim como na operacionalização do mesmo, numa perspetiva de promoção da saúde articulada, sinérgica e sustentável, a nível local. Pretende-se, ainda, destacar a importância da prevenção/atuação. Os contributos recolhidos nos fóruns participativos serão incorporados nos documentos de suporte do Plano Municipal de Saúde do Porto.

Inscrições: dmds@cm-porto.pt ou 22 589 92 60