Sociedade

85 alunos das escolas do Porto disputaram final municipal do Concurso Nacional de Leitura

  • Notícia

    Notícia

A fase municipal da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) reuniu ontem na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) os 85 finalistas dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário de 15 escolas e agrupamentos do concelho do Porto.

Numa jornada muito animada, os jovens disputaram as provas e conviveram num ambiente de livros e literatura. Acompanhados por pais, professores e bibliotecários, partilharam as suas leituras e assistiram à peça "Estranhões e Bizarrocos" apresentada pelo Teatro do Bolhão, baseada no texto de José Eduardo Agualusa e com direção artística de Joana Providência, interpretação e cocriação de Joana Mont' Alverne, apoio plástico de Filipe Mendes e Susete Rebelo, música de Pascal Comelade e apoio de sonoplastia de Fábio Ferreira.

Os finalistas tiveram ainda a oportunidade de conhecer a escritora Ana Saldanha, convidada para integrar o júri desta fase juntamente com o vereador da Educação, Fernando Paulo, e a chefe de Divisão de Bibliotecas, Inês Vila, além de que os vencedores receberam cheques-prenda oferecidos pela Porto Editora, habitual patrocinadora do Concurso Nacional de Leitura. Foram eles:

1.º CEB

1.º - Francisca Vilas Boas - EB Campo 24 de agosto - AE Alexandre Herculano

2.º André Gonçalves - EB Torrinha - AE Rodrigues de Freitas

3.º Margarida Amaral - EB João de Deus - AE Clara Resende

2.º CEB

1.º - Gustavo Marinho - Conservatório de Música do Porto

2.º Matilde Lucas - AE Viso

3.º Pedro Silva - CLIP

3.º CEB

1.º Sofia Gritsenko - Conservatório de Música do Porto

2.º Rita Barbosa - ES Filipa de Vilhena

3.º Luís Miguel Peneda - ES António Nobre

ES

1.º Bruna Loureiro - ES António Nobre

2.º Marta Sá - ES Cerco do Porto

3.º Nuno Luhame - Escola Artística Soares dos Reis

Os 85 participantes nesta fase representaram o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Agrupamento de Escolas António Nobre, Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis, Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, Agrupamento de Escolas Clara de Resende, Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra - Filho, Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, Agrupamento de Escolas Pero Vaz de Caminha, Agrupamento de Escolas do Viso, Escola Secundária Filipa de Vilhena, Escola Secundária Artística Soares dos Reis, Conservatório de Música do Porto e CLIP - Oporto International School.

O Concurso Nacional de Leitura é uma celebração da língua portuguesa e da literatura universal. Envolve uma ampla rede de parceiros institucionais, mormente o Plano Nacional de Leitura/Ler+, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, o Instituto Camões IP, a Direção-Geral da Administração Escolar e a RTP.

A organização e coordenação desta fase municipal estiveram a cargo da Câmara do Porto, em estreita articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares. A próxima fase, da Área Metropolitana do Porto, vai realizar-se na Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, no dia 22 de abril.