Sociedade

25 de novembro assinalado no Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_Pulsar_Africa05.jpg

Miguel Nogueira

Organizada por Valente de Oliveira, decorre hoje no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, às 18 horas, uma sessão que assinala a passagem dos 40 anos sobre o 25 novembro. Rui Moreira e o General Tomé Pinto são os oradores e a entrada é livre.

O 25 de Novembro de 1975 foi uma tentativa de golpe militar por parte de forças associadas às forças políticas radicais, cuja derrota resultou no fim da influência que esta exercia sobre Portugal e permitiu que se instaurasse no país uma democracia pluralista do estilo ocidental.

Após um Verão Quente de disputa entre forças revolucionárias e forças moderadas, pela ocupação do poder do Conselho da Revolução, civis e militares começaram a contar espingardas para um possível confronto armado. Este, tantas vezes anunciado pareceu por fim inevitável, quando, na madrugada de 25 de Novembro de 1975, tropas pára-quedistas ocuparam diversas bases aéreas, na expectativa de receber apoio do COPCON. Mas opondo-se-lhes eficazmente um grupo operacional de militares, chefiado por Ramalho Eanes, liquidou a revolta substituindo o PREC - "Processo Revolucionário em Curso" pelo "Processo Constitucional em Curso".

O COPCON era o Comando Operacional do Continente, ou seja, uma polícia política de extrema-esquerda e estrutura de comando militar para Portugal continental criada pelo MFA, Movimento das Forças Armadas, no período que se seguiu à revolução de 25 de Abril de 1974.

O General Tomé Pinto falará dos impactos do 25 de novembro (operação na qual teve um papel ativo) e Rui Moreira abordará os impactos que o contra-golpe terá tido para a cidadania em Portugal.