Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

U.Porto apresenta a "Skills 4 pós-Covid - Competências para o futuro"
18-05-2020
A Universidade do Porto começa a delinear o futuro da instituição após a pandemia. Para isso, apresenta, no dia 19 de maio, a iniciativa "Skills 4 pós-Covid - Competências para o futuro", cujo objetivo principal é reforçar a resposta conjunta dos sistemas de ciência e ensino superior aos desafios impostos pela Covid-19.

Esta apresentação acontece às 11h30, no Salão Nobre da Reitoria (Praça Gomes Teixeira), e conta com as presenças do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Reitor da UP, António de Sousa Pereira, o Pró-Diretor da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), Francisco Vasques e Ângelo Ramalho, Chief Executive Officer (CEO) da Efacec.

Esta iniciativa é promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e visa mobilizar as instituições de Ensino Superior, assim como entidades públicas e privadas, para uma resposta conjunta aos desafios impostos pela Covid-19, "estimulando uma rápida adaptação em práticas e abordagens de ensino, aprendizagem, trabalho e investigação, para melhor preparar a transição para o período pós-COVID-19?, tal como referido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) em comunicado.

Será o debate das medidas e soluções a adotar já no próximo ano letivo, nomeadamente, a integração de formas de autoaprendizagem e trabalho em equipa, a reconfiguração das cargas letivas, a criação de novas formas de ingresso no ensino superior e o estabelecimento de condições "COVID free" nas instituições, para fomentar a atracão de estudantes internacionais.

Durante o evento, serão observadas as regras de segurança necessárias para garantir o distanciamento físico entre participantes, sendo que a capacidade máxima do Salão Nobre estará limitada a 40 lugares.

Os membros da comunidade académica podem assistir à sessão, em direto, através de transmissão vídeo no canal de YouTube da Universidade do Porto.