Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Estudante da FEUP torna a vencer o Campeonato Nacional Absoluto de Xadrez
18-09-2020
O estudante da FEUP, André Sousa sagrou-se tricampeão nacional de Xadrez, título máximo da modalidade em Portugal, um feito que já tinha alcançado em 2017 e 2019. 

André Sousa estuda no 4.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e conquistou o seu terceiro título na modalidade no dia 14 de setembro, realizado em Odivelas, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez.

"Como normalmente este torneio é em setembro e ainda não há aulas, tive bastante tempo para me preparar. Este ano foi passado tanto a resolver problemas de xadrez, para manter a cabeça ativa, como a aperfeiçoar aberturas, estudar finais, entre outros. Basicamente, tentando melhorar em todos os aspetos do jogo", salienta André Sousa em entrevista à UPress.

Mesmo em ano de pandemia, a época desportiva deste ano continua a bom ritmo, através do formato online.

O estudante da FEUP representou Portugal no evento mundial, Olimpíadas de Xadrez Online. A nível nacional, participou ainda no Campeonato Nacional por Equipas da 1.ª Divisão 2019/2020, pela equipa Profigaia/Escola Profissional de Gaia.

De salientar que em 2017, André Sousa tornou-se o mais jovem campeão nacional de xadrez de sempre, bem como o português mais jovem de sempre a obter o estatuto de Mestre Internacional de Xadrez.