Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Beauty is a rare thing" na FAUP, de 14 de janeiro a 28 de fevereiro
15-01-2019
A exposição "Beauty is a rare thing", de Maarten Vanden Abeele, está patente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), a partir de 14 de janeiro, às 18,30, na Galeria de Exposições da FAUP.

Esta mostra inclui 11 curtas-metragens de diferentes projetos do ateliê de arquitetura belga Robbrecht en Daem architecten, realizadas por Maarten Vanden Abeele, fotógrafo, cineasta e artista performativo e ainda colaborador regular de Pina Bausch, da Ópera National de Paris, de dEUS, de Jan Fabre e Vogue Paris, entre outros.

O mote deste trabalho é o desenvolvimento do domínio artístico do compositor de jazz e saxofonista Ornette Coleman, no contexto do programa "Ciclo Matéria: conferências brancas" [Matter: the white conferences] e surge no seguimento da conferência na FAUP, dos arquitetos Paul Robbrecht e Johannes Robbrecht, intitulada "An Architectural Anthology" - uma visão particular da obra de Robbrecht en Daem, realizada a 22 Novembro do ano transato na mesma faculdade.

Maarten Vanden Abeele (1970) é um fotógrafo belga, cineasta e artista performativo, que trabalha a sua arte visual através da criação de instalações com as suas fotografias e performances, dirigidas e, por vezes, executadas por si próprio.

O ciclo "Matéria: conferências brancas [Matter: the white conferences] é promovido pelos professores da FAUP, José Miguel Rodrigues e Helder Casal Ribeiro, com Pedro Borges de Araújo, e tem como objetivo debater "as várias formas de ver e entender hoje a arquitetura, nas quais a abstracção é uma matéria fundamental necessária à expressão de uma mundividência particular que sente na sua obra e no seu pensamento".

A exposição ficará patente ao público de 15 de janeiro a 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas e as 19 horas. Encerra aos feriados e fins-de-semana.

A entrada é livre.