Sociedade

Alumnus da FLUP vence prémio literário

  • Notícia

    Notícia

#DR_Rui_Lage.jpg

Rui Lage, poeta e ensaísta e alumnus da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), venceu a edição 2016 do prestigiado Prémio Literário Fundação Inês de Castro, com a obra "Estrada Nacional".

O autor nasceu no Porto em 1975, onde se licenciou em Estudos Portugueses e Ingleses pela Faculdade de Letras da U.Porto.

Foi fundador da revista de literatura, música e artes visuais "Águas-Furtadas", editada pelo Jornal Universitário do Porto, que dirigiu de 1998 a 2010.

Concluiu a sua tese de doutoramento em Literaturas Românicas (Perda, Luto e Desengano: a Elegia na Poesia Portuguesa do Século XX), em 2010, também pela FLUP.

Rui Lage publicou sete livros de poesia, entre 2002 e 2016 e, periodicamente, escreve ensaios, crítica literária, ficção infanto-juvenil, textos para teatro, artigos académicos e de opinião. 

A Fundação Inês de Castro apresenta a obra premiada, Estrada Nacional, como "uma viagem com partida e regresso pelo mundo rural, com o itinerário definido poema a poema, estrada a estrada". 

Presidiram o Júri do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2016, José Carlos Seabra Pereira, Mário Cláudio, Pedro Mexia e António Carlos Cortez e ainda a antiga Ministra da Cultura e professora da FLUP, Isabel Pires de Lima.

Em anteriores edições do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, já foram distinguidas obras de autores portugueses como Pedro Tamen, (2007), José Tolentino Mendonça (2009), Gonçalo M. Tavares (2011) Mário de Carvalho (2013) e Luís Quintais (2014).

A Quinta das Lágrimas, em Coimbra, será o palco para a entrega do prémio no dia 8 de abril.