Sociedade

Marcelo Evelin "Dança Doente" nos dias 6 e 7 de outubro no Grande Auditório do Rivoli

  • Notícia

    Notícia

DancaDoente_byMauricioPokemon.jpg

O Palco do Grande Auditório do Rivoli recebe Marcelo Evelin, reputado coreógrafo brasileiro, juntamente com a companhia Demolition Incorporada para apresentar "Dança Doente", a 6 e 7 de outubro, a partir das 19,00 horas.

Nesta performance, Marcelo Evelin indaga o universo de Hijikata Tatsumi, mestre de butoh, uma dança de origem japonesa desenvolvida a partir dos anos sessenta e apresentada como reação à imitação da dança contemporânea ocidental da época. 

Evelin contextualiza esta relação aparentemente inexequível desta dança de caráter introspetivo japonês e os rituais brasileiros enquanto sintoma ou uma patologia que é abordada através da dança.

"Um corpo em movimento para fora de si mesmo, uma dança virótica, contagiosa, como premonição da morte e, simultaneamente, afirmação da vida em toda a sua potência", segundo Marcelo Evelin.

Um jogo de opostos, vida e morte, masculino e feminino, sexo e poesia num jogo de ocultação e desocultação, que é harmonizado numa tela negra. O espetáculo promete uma exploração do corpo na sua potência selvagem, carnal e excessiva.

A par deste espetáculo, existem atividades complementares gratuitas: a conversa pós-espetáculo com a coreógrafa Joana von Mayer Trindade na sexta-feira, e o Aquecimento Paralelo com Joclécio Azevedo, sábado à tarde, momentos antes do espetáculo.

Ver aqui para mais informações.