Sociedade

Esta semana, novos filmes com a Quarentena Cinéfila

  • Notícia

    Notícia

#DR_Tres_Cores_Azul_Krzysztof_Kieslowski.jpg

DR

A Quarentena Cinéfila continua esta semana com a Trilogia das Três Cores do polaco Krzysztof Kie?lowsk. Este é o título agregador de três filmes que o realizador polaco gravou em França e na Polónia. A trilogia é apresentada, respetivamente, como anti tragédia, anti comédia e anti romance.

Azul, Branco e Vermelho são as cores da bandeira francesa, da direita para a esquerda, e representam os ideais da República Francesa que Kie?lowsk representa nos seus três filmes com o mesmo nome.

O primeiro dos filmes a que pode assistir é "Blue", com Juliette Binoche. O filme explora o tema da liberdade no campo das emoções e é um hino a uma Europa unificada.

Esta é a história de Julie (Binoche) que procura dar novo sentido à vida após perder o marido e a filha num acidente de viação; decide, então, afastar-se das pessoas que conhece e viver completamente anónima e independente no bulício de Paris. Mas as pessoas da sua antiga e da sua nova vida continuam a fazer parte da sua vida.

"Branco", com Julie Delpy, é o segundo filme desta trilogia, tendo sido galardoado com o Urso de Prata para o melhor realizador. Este filme é uma comédia negra e simboliza a igualdade, centrada nas dinâmicas destrutivas de uma relação a dois baseada na desigualdade. Representa, ainda, uma perspetiva irónica das transformações que se viviam no Leste europeu.

O último dos filmes da Trilogia é "Vermelho", com Irène Jacob. Este, que é também a derradeira longa-metragem de Krzysztof Kieslowski, é consireado o melhor filme da Trilogia.

"Vermelho" conta a história de uma invulgar cumplicidade entre a jovem modelo Valentine (Irène Jacob), e um velho juiz (Jean-Louis Trintignant) "retirado do mundo", com um hábito excêntrico: espiar a vida dos outros.

Bons filmes com a Quarentena Cinéfila.

+Info