Campo Alegre estreia nova coreografia de Ligia Lewis que vai do amor à raiva - Teatro Municipal - Portal de notícias do Porto. Ponto.
Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Campo Alegre estreia nova coreografia de Ligia Lewis que vai do amor à raiva
24-04-2018

O Teatro Municipal do Porto faz no próximo domingo, 29 de abril, no Campo Alegre, a estreia nacional da nova criação de Ligia Lewis, "minor matter", que recebeu o prémio "Bessie para Produção de Excelência" (2017).


"minor matter" é a segunda parte de um tríptico (azul, vermelho, branco) para três bailarinos da coreógrafa e também bailarina dominicano-americana, sendo que a cor vermelha concretiza pensamentos entre amor e raiva.

Estão em jogo dois dispositivos discursivos: negritude e caixa negra. O trabalho é apresentado a vermelho e desenrola-se em muitas direções, criando uma poética da dissonância a partir da qual surgem questões de reapresentação, apresentação, abstração e limites da significação.

Ao longo da coreografia, os intérpretes forçam os limites do palco com os seus corpos, ao mesmo tempo que demonstram uma relação humilde entre os seus corpos e o espaço que os contém, para abordar o assunto - o negro.

Em "minor matter", o som atravessa épocas musicais até chegar à poética do presente íntimo. Construído sobre uma lógica de interdependência, as vertentes do teatro - a luz, som, imagem e arquitetura - ficam enredadas com os três intérpretes, dando origem a um espaço social e poético vibrante.