Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

20.ª Festa do Cinema Francês tem lugar no Porto de 22 a 27 de outubro
19-09-2019
A Festa do Cinema Francês (FCF) promove a descoberta de 4 filmes independentes, em parceria com a ACID (Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion), que tem uma programação própria no Festival de Cannes.

Esta edição especial da FCF, organizada pela Embaixada de França, o Institut français du Portugal e a Serena Productions, em parceria com a rede das Alliances Françaises, a Cinemateca Portuguesa e UniFrance Films, decorre de 3 de outubro a 8 de novembro de 2019 em oito cidades portuguesas, sendo que no Porto se apresenta ao público de 22 a 27 de outubro no Teatro Rivoli.

A 20.ª edição da FCF apresenta uma seleção de vinte e dois filmes que representam um encontro muito aguardado com a mais recente produção cinematográfica francesa, os seus criadores e atores. O programa inclui, ainda, três filmes que poderão ser apreciados antes da sua estreia comercial em França; trata-se de Fahim, de Pierre-François Martin-Laval, que conta a história verdadeira de um rapaz imigrante que se torna campeão nacional de xadrez em França; ou Hors Normes, o mais recente filme da dupla Nakache e Toledano, que apresenta Vincent Cassel e Reda Khateb como protagonistas de uma história de vida sobre o autismo; ou ainda La Belle Époque, o último filme de Nicolas Bedos, que leva aos ecrãs Daniel Auteuil e Fanny Ardant para viver a nostalgia da juventude e do primeiro amor.

O programa da FCF inclui também o filme de Jean-François Richet, L'Empereur de Paris, e o filme de Thomas Lilti, "Première Année", e ainda o filme de Anne Fontaine, uma reinterpretação burlesca do Conto da Branca de Neve, "Blanche Come Neige".

A Cinemateca Portuguesa prestará tributo a Agnès Varda, com a apresentação duma seleção dos seus filmes, inclusive o seu último filme "Varda par Agnès". Haverá, também, lugar à apresentação de uma retrospetiva dedicada à grande figura do cinema e do teatro Francês, Jean-Louis Trintignant.

Mais informação disponível em www.festadocinemafrances.com.