Ambiente

UNESCO lança concurso de trabalhos visuais para partilhar património da água

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_jardim_da_agua_26.JPG

Miguel Nogueira

Admirar o traçado das antigas fontes da cidade, os azulejos coloridos que as compõem, ou perder-se nos encantos do património natural, é uma experiência especial para todos que vivem e visitam o Parque das Águas. Agora, estas perspetivas podem ser exploradas por estudantes dos seis aos 25 anos, através de trabalhos visuais, para o Concurso “The Water We Want” da UNESCO.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Rede Global de Museus da Água da UNESCO, da qual a Águas e Energia do Porto faz parte através do Parque Patrimonial das Águas. Os objetivos passam por promover a criatividade, do ponto de vista de expressão visual, valorizar e divulgar o património cultural e natural da água, explorar a diversidade de representações associadas ao conceito da sustentabilidade, e estimular o espírito artístico.

O tema geral do concurso é "a sustentabilidade da água", podendo os trabalhos submetidos a concurso ter uma natureza mais figurativa ou mais abstrata, devendo estar relacionados ao tema proposto.

As escolas/turmas interessadas devem fazer o registo participação, através do email parquedasaguas@aguasdoporto.pt até ao dia 20 de abril. Para inspirar os participantes sobre o tema, a Águas e Energia do Porto oferece visitas guiadas ao Parque das Águas, que devem ser agendadas através do mesmo email. Todos os trabalhos enviados vão fazer parte de uma exposição final organizada pela empresa municipal.

Sobre o Parque das Águas

Em janeiro de 2021, o Parque Patrimonial das Águas (PPA) passou a integrar a Global Network of Water Museums, vendo reconhecido pela UNESCO o seu valor como património mundial. Esta iniciativa do Intergovernmental Hydrological Programme (UNESCO-IHP) tem como missão impulsionar a conexão das necessidades futuras com o conhecimento passado e presente, o uso sustentável da água e práticas de gestão.

Esta integração, que inclui o Parque das Águas, é um símbolo de qualidade e valor patrimonial e permite a sustentabilidade e afirmação nacional e internacional de um património já reconhecido pela secção portuguesa da UNESCO e pela Agência Portuguesa do Ambiente.