Educação

Semana da Europa assinalada nos refeitórios das escolas da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_abertura_ano_escolar_escola_flores_45.JPG

Miguel Nogueira

A Câmara Municipal do Porto está a assinalar a Semana da Europa nos refeitórios escolares das escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário da cidade. A iniciativa, que começou esta segunda-feira, é realizada no âmbito da comemoração do Dia da Europa, que se assinala a 9 de maio.

O Dia da Europa, criado em 1985, é comemorado, anualmente, a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. Segundo o vereador da Educação, "o refeitório escolar é um espaço de partilha e aprendizagem alimentar, pelo que surge a oportunidade de representar, através dos alimentos, as diversas culturas europeias, por forma a não só expandir o conhecimento acerca das tradições dos diversos países, mas também estimular o gosto pela diversidade alimentar e pela aceitação da diferença".

"Esta vontade foi-nos transmitida por parte dos agrupamentos de escolas, que demonstraram interesse na adaptação da ementa neste dia comemorativo", acrescenta Fernando Paulo.

O refeitório escolar é um espaço de partilha e aprendizagem alimentar, pelo que surge a oportunidade de representar, através dos alimentos, as diversas culturas europeias

Os refeitórios escolares do Município do Porto recebem alunos oriundos de diversas partes do mundo, pelo que se torna, cada vez mais, importante o seu papel como um espaço seguro, de acolhimento e ensino. Nesta iniciativa, organizada pela Direção Municipal de Educação, irá ser abordada a gastronomia típica da Itália, Grécia, Espanha, França e Portugal.

Gastronomia europeia no prato

Ao longo da semana, serão servidos alguns pratos principais, entradas e sobremesas típicos dos diversos países na ementa geral. Esta segunda-feira, por exemplo, o prato foi inspirado na gastronomia italiana: esparguete com almôndegas à napolitana e gelado (à base de leite) para sobremesa.

Para hoje está previsto uma refeição tipicamente portuguesa: caldo verde e, como prato principal, bolinhos de bacalhau com arroz malandrinho de tomate.

Amanhã, quarta-feira, o prato é inspirado na gastronomia grega – salada grega (massa espiral, ovo, queijo feta, tomate, cebola roxa, azeitonas) – e na quinta-feira, Dia da Europa, na gastronomia espanhola: paella à valenciana (frango e lulas). Para o último dia, sexta-feira, a refeição é tipicamente francesa (filete de abrótea no forno com ratatouille e batata).