Educação

Segurança e saúde são as chaves do sucesso da Queima das Fitas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Não há celebração e diversão sem segurança e saúde. Foi a conclusão que mais de 80 jovens e meia centena de entidades retiraram de uma reunião do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) do Porto, na qual debateram formas de prevenir comportamentos de risco durante a semana da Queima das Fitas.

Foi no centro das festividades – o Queimódromo – que os participantes da segunda reunião anual do CMJ refletiram sobre a importância de os estudantes adotarem comportamentos conscientes ao longo da semana mais esperada do ano.

Tendo por base o tema "Segurança e Saúde - comportamentos e consumos", a vereadora da Juventude, Catarina Araújo, o comandante da Polícia Municipal do Porto, o superintendente António Leitão da Silva, e Joana Carvalho Ribeiro, uma jovem psicóloga recentemente distinguida pela Universidade do Porto com a atribuição de um dos cinco prémios cidadania ativa de 2024, trouxeram para a conversa algumas medidas que podem ser aplicadas, de modo a que os jovens estudantes se possam divertir ao mesmo tempo que zelam pela segurança comum e não coloquem em risco a própria saúde e a dos outros.

Além do debate, centrado na prevenção de práticas de risco, não só durante as celebrações como no dia a dia dos estudantes, a reunião ficou ainda marcada pela tomada de posse de sete novas entidades que se juntam ao CMJ. São elas a Associação de Política Apartidária (APA), o Núcleo de Computação Gráfica e Multimédia (NCGM), a TestCapacity - Associação Júnior Empresa da UCP, Católica Students Consulting, a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem | CATÓLICA PORTO – AEFCSE, a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (AEFLUP) e a Juventude Chega.

A semana académica está a decorrer desde o dia 4 de maio, sendo que o habitual Cortejo acontece hoje. A passagem dos estudantes e das quatro dezenas de carros alegóricos pelo coração da cidade vai implicar uma reordenação do trânsito durante todo o dia. O percurso tem início na Rua de Camões, seguindo até à Praça General Humberto Delgado.