Ambiente

Roteiro dos anfíbios passou pelo Terminal Intermodal de Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Durante todas as sextas-feiras deste mês, o Município do Porto convida a conhecer a fauna e a flora que habitam pequenas massas de água da cidade. O "Roteiro dos Anfíbios do Porto" começou no charco adjacente ao Terminal Intermodal de Campanhã (TIC).

A sessão de abertura contou com a presença do vice-presidente e vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, que explicou a relação desta massa de água com o terminal e a sua função na retenção das águas pluviais e na promoção da biodiversidade.

O roteiro foi desenvolvido no âmbito do MoRe Porto - Monitorização e Restauro da Biodiversidade das Zonas Húmidas da Cidade do Porto, projeto promovido pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo. Tem o Município do Porto como principal parceiro estratégico.

jg_rota_dos_anfibios_2024_02.jpg

Os investigadores do MoRe Porto/CIIMAR tiveram oportunidade de explicar que esta iniciativa não leva os participantes a conhecer apenas os anfíbios, mas toda a biodiversidade destas pequenas massas de água, bem como locais "escondidos" da cidade. Sendo os anfíbios os cabeças de cartaz, foram o primeiro grupo a reter a atenção dos participantes, em particular dos mais novos, que puderam conhecer e até tocar nos mais recentes habitantes deste charco – os Tritões-marmoreados (Triturus marmoratus). Foi pelas mãos dos mais pequenos que os tritões verdes, com manchas escuras e pontos distribuídos pelo corpo, foram libertados para a nova casa.

Depois dos anfíbios, os cerca de 30 participantes foram divididos em dois grupos e partiram à descoberta de outros habitantes dos charcos: plantas e macroinvertebrados.

Esta massa de água foi um dos locais onde decorreu a formação para jardineiros do Departamento Municipal de Estrutura Verde e Gestão de Infraestruturas, no âmbito da formação-ação promovida no âmbito do MoRe - Porto. Na sessão prática, foi efetuado o controlo de algas e introduzidas as plantas nativas, Orelha-de-mula (Alisma lanceolatum L.), Hortelã-de-água (Mentha aquatica L), Nenúfar-amarelo (Nuphar luteum (L.) Sm.), que foram apresentadas aos curiosos participantes.

A próxima paragem deste roteiro é já sexta-feira, dia 10, às 21 horas, no Horto das Virtudes, com lotação esgotada.

Próximas sessões do "Roteiro dos anfíbios do Porto":
17 de maio | 18 horas | Antigo Tanque de Contumil;
24 de maio | 21 horas | Charco Maravilha (Parque da Cidade);
31 de maio | 18 horas | Charco da horta pedagógica do CE.ES Quinta Do Covelo.

A inscrição para as sessões serão realizadas, exclusivamente, através de formulário on-line disponibilizado para o efeito 15 dias antes. Sugere-se a subscrição da Eco Agenda para receber, em primeira mão, a informação sobre esta e outras atividades, na área do ambiente, promovidas pelo Município do Porto

Saiba tudo sobre as condições de inscrição e conheça todo o Roteiro dos Anfíbios do Porto aqui.

jg_rota_dos_anfibios_2024_11.jpg