Urbanismo

Reabilitação da Rua do Mirante é candidata a prémio nacional de Arquitetura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A requalificação da Rua do Mirante, localizada na União de Freguesias do Centro Histórico (Cedofeita), empreitada no âmbito do programa municipal Rua Direita, é finalista dos Prémios Nacionais de Arquitetura "Forma 2023", na categoria de "Espaço Público".

O projeto de reabilitação pertence ao arquiteto Nuno Abrantes, sendo que a empreitada contemplou trabalhos de pavimentação da faixa de rodagem e passeios, a renovação das redes de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais e telecomunicações, bem como a remodelação da rede de iluminação pública existente. Assegurada GO Porto, a obra representou um investimento municipal na ordem dos 380 mil euros.

Os Prémios Forma são uma iniciativa da plataforma de arquitetura IF, que tem como objetivo distinguir e promover o trabalho de arquitetos que contribuam para a criação e inovação na construção, para a qualidade na arquitetura e a valorização da paisagem e, consequentemente, para a qualidade de vida dos cidadãos.

Destinam-se a premiar obras de nova construção, realizadas em todo o território português, que se distingam pela sua qualidade e singularidade. São atribuídos em seis categorias diferentes.

O anúncio dos resultados e cerimónia de entrega dos prémios está previsto para o mês de maio, em Serralves, que também acolherá uma exposição com os trabalhos dos finalistas, com inauguração no dia 18.