Desporto

Prova de cicloturismo dá a conhecer as belezas naturais do Douro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_partida_granfondo_2023_25.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Com mais de 700 atletas inscritos, está tudo pronto para mais uma histórica manhã de cicloturismo, unindo as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia e que atravessa mais sete municípios. A 3.ª edição do Porto-Gaia Granfondo vai para a estrada, este domingo, dia 14, e tem como embaixador o italiano Mario Cipollini, que, pela primeira vez, vai competir em Portugal.

Os ciclistas vão percorrer algumas das mais belas estradas da região Norte do país, enquadradas pelas paisagens dos municípios de Gondomar, Paredes, Penafiel, Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca e Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia e Porto.

Os percursos têm distâncias e níveis de exigência distintos: Minifondo (54,5 km), o Mediofondo (108,5 km) ou Granfondo (156,5 km).

A prova é organizada pelo fundador da Academia da Bicicleta, Cândido Barbosa, e tem o apoio das autarquias do Porto e Vila Nova de Gaia, no âmbito da promoção da Frente Atlântica. Tem uma vertente solidária, já que as verbas arrecadadas destinam-se à APPDA Norte – Associação Portuguesa Para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

A 3.ª edição do Porto-Gaia Granfondo tem partida marcada para as 9 horas, na Avenida Gustavo Eiffel, no Porto. Por isso, vai obrigar a alguns condicionamentos de trânsito e estacionamento (ver anexo) durante o dia de domingo e que serão assegurados pela Polícia.

Consulte todos os condicionamentos de trânsito, em tempo real, na Plataforma de Trânsito do Município.