Cultura

Museu e Bibliotecas do Porto inauguram nova exposição na Casa do Infante

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_participacao_ja.jpg

DR

O Museu e Bibliotecas do Porto inauguram no próximo sábado, dia 20, às 16 horas, no Gabinete do Tempo da Casa do Infante, a exposição "Participação, Já!". Integrada no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril do Museu e Bibliotecas do Porto, esta exposição inédita apresenta, pela primeira vez, a coleção de documentos da Secção de Política da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Com curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, a exposição “Participação, Já!” recupera uma seleção de documentos políticos e publicações efémeras, do período entre 1974 e 1977, que oferece um testemunho documental do corpo participativo, cívico e político que moldou a experiência da democracia e da liberdade de expressão em Portugal, em temas tão contemporâneos como a habitação, a saúde, a educação e o rendimento.

“Nascida de um impulso de descoberta (e salvaguarda urgente) de um espólio de publicações políticas, propriedade da Biblioteca Pública Municipal do Porto, nunca mostrado ao público, esta exposição alimentou-se da força de um espanto: o espanto de uma efervescente participação social na vida política do País, saída da Revolução do 25 de Abril de 1974, sem precedentes na nossa História”, destacam os curadores.

Face ao surpreendente acervo documental disponível na coleção, a exposição destaca a diversidade de linguagens, de códigos visuais e uma entusiasta produção gráfica (em especial, do Porto), numa dialética contrastante com o atual estado político do país.

Paisagem sonora inédita

Além da dimensão histórica destes documentos, os curadores sublinham: “persiste uma força humana absoluta nestes objetos, nos seus diferentes formatos, composições, tipografias e precários modos de impressão.”

Das 121 publicações apresentadas, destacam-se revistas de movimentos e partidos políticos, boletins informativos e de propaganda de sindicatos e associações de trabalhadores ou moradores, cadernos programáticos de políticas públicas, panfletos, folhas volantes e outros impressos políticos. A exposição integra ainda uma paisagem sonora inédita, da autoria do compositor Igor C. Silva; uma peça em vídeo, criada pela cineasta Amarante Abramovici, a partir dos filmes de época do arquivo de José Alves de Sousa; e textos de José Bragança de Miranda, Manuel Loff, Helder Pacheco, Joana Baptista Costa e Gaspar Martins Pereira.

O remanescente da documentação da Secção de Política da Biblioteca Pública Municipal do Porto apresenta aos visitantes mais de 500 títulos, disponível para consulta local na Biblioteca de Assuntos Portuenses, polo do projeto Biblioteca Errante com morada na Casa do Infante.

A exposição “Participação, Já!” ficará patente no Gabinete do Tempo da Casa do Infante até 1 de setembro de 2024. A entrada é gratuita.