Turismo

Município realizou Meet Up para empresários interessados em saber mais sobre empregabilidade inclusiva

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara Municipal do Porto realizou, em colaboração com a Associação Fórum Turismo, o 1.º Meet Up de 2024, sob o tema de Empregabilidade Inclusiva, contando com a presença de mais de 70 responsáveis de empresas.

A iniciativa, que decorreu na Casa Comum – Edifício da Reitoria da Universidade do Porto, contou com os testemunhos de Diana Machado, da Associação Salvador, e Bento Amaral, da Humanwinety, que relataram, na primeira pessoa, os desafios e oportunidades de pessoas com deficiência (no caso, motora) , no setor do turismo e da hospitalidade.

"Gostamos de sentir que somos iguais e não sermos tratados de forma diferente", sublinharam. Uma outra ideia comum nos discursos foi a evolução favorável que a sociedade tem vindo a evidenciar na área da inclusão.

"O Turismo conduz a uma cidade mais preparada arquitetonicamente, mas também mais educada e responsável pela inclusão”, referiu Diana Machado, ideia complementada por Bento Amaral, que sublinhou: "O Turismo precisa de dar oportunidades a pessoas como eu, porque as empresas que nos recebem não só acolhem um novo colaborador, mas também uma pessoa que ficará grata pela oportunidade, comprometida com as funções a desempenhar e tornará a cidade um lugar melhor”.

Num segundo momento participaram quatro jovens portadores de deficiência intelectual, provenientes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do Porto e Lisboa. Atualmente, os quatro estão a trabalhar em empresas, na área do atendimento ao público. “Somos pessoas que adoramos ter um trabalho porque nos dá mais responsabilidade, oferece-nos oportunidades para termos o nosso próprio dinheiro e, o mais importante, traz-nos mais felicidade para vivermos", disseram, acrescentando: "gostaríamos que mais empresas recebessem colegas como nós, que têm diferenças intelectuais. Sabemos que eles têm tanto talento como nós e apenas procuram uma oportunidade".

Uma cidade ainda mais preparada e inclusiva

A vereadora do Turismo e Internacionalização, que esteve na abertura do evento, destacou a importância do Porto trabalhar no sentido de ser uma cidade ainda mais preparada e inclusiva. "Estamos cientes que a sustentabilidade do destino passa por um envolvimento transversal das diversas áreas, no sentido de tornar a cidade um destino acessível para todos", referiu Catarina Santos Cunha.

Estamos cientes que a sustentabilidade do destino passa por um envolvimento transversal das diversas áreas, no sentido de tornar a cidade um destino acessível para todos

gco_meet_up_2024_03.jpg

"No domínio dos recursos humanos, é fulcral sensibilizar e envolver o setor para recrutar estes jovens que estão motivados e empenhados em prestar um serviço de excelência. Complementarmente, estamos a implementar um projeto que envolve vários interlocutores da cidade e que tem como propósito aumentar os conteúdos e percursos acessíveis e contribuir, desta forma, para que o território esteja mais preparado para todos", concluiu.

O próximo Meet Up está já agendado para o dia 24 de maio, às 10 horas, e terá como tema "Como construir e motivar uma equipa de trabalho".

Sobre os Meet Ups

Esta iniciativa surge de uma preocupação partilhada entre a Câmara Municipal do Porto e a Associação Fórum Turismo, entidade fundadora da Bolsa de Empregabilidade, ao nível do processo de recrutamento, valorização e retenção do talento, áreas identificadas como prioritárias para a qualificação e crescimento sustentável do setor do turismo.

Na prática, o objetivo dos Meet Up é criar um espaço exclusivo de partilha na primeira pessoa, de experiências de recrutamento e compromisso do talento, para identificar e trabalhar sobre dificuldades e desafios comuns e criar networking entre os diferentes stakeholders. Este foi o primeiro de quatro encontros, que decorrerão em 2024, tendo como desafio a inclusão no processo de recrutamento e de valorização dos recursos humanos.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas à disponibilidade do local.