Cultura

Manuel Loff é o convidado de abril da Fonoteca Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_inauguracao_programa_escuta_activa_fonoteca_municipal_2022_10.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A sessão mensal de Escuta Ativa terá lugar, como habitualmente, na Fonoteca Municipal do Porto, no próximo sábado, dia 20, às 11 horas. Desta vez, a música fica de parte, dando lugar a um outro tipo de registo fonográfico que integra o vasto acervo deste projeto municipal: uma entrevista.

Selecionado pelo convidado de abril – Manuel Loff –, o disco consiste numa entrevista levada a cabo por Igrejas Caeiro a Jaime Cortesão, realizada em outubro de 1958.

"Tribuno, poeta, narrador de viagens e da gente portuguesa, historiador da estirpe de Herculano", como nos é apresentado na capa do disco, Jaime Cortesão (1884-1960) foi um intelectual que, privilegiando a investigação, a reflexão e a ação, ocupou um lugar proeminente na cultura política e na cultura histórica do seu tempo. Participou em tentativas de golpe de estado, esteve preso e exilado, foi um dos apoiantes de Humberto Delgado nas eleições de 1958.

Lembrar os 50 anos da Revolução dos Cravos

No mês que marca os 50 anos da Revolução dos Cravos, este disco servirá de mote para uma sessão de escuta e conversa guiada pelo também historiador Manuel Loff.

Natural do Porto, é professor associado no Departamento de História e Estudos Políticos e Internacionais da Universidade do Porto e investigador no Instituto de História Contemporânea da Universidade de Lisboa, dedicando-se há mais de duas décadas ao estudo do século XX, especialmente às ditaduras da era do fascismo e aos processos de construção social da memória da opressão ou das experiências da sua superação.

Durante a XV Legislatura, foi deputado à Assembleia da República na bancada do Partido Comunista Português pelo círculo eleitoral do Porto.

A participação na sessão de Escuta Ativa é gratuita e está aberta ao público em geral. Mas informações aqui.