Sociedade

Instituto de Saúde Pública quer melhorar prestação de cuidados de saúde oral

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_investigacao_i3s.jpg

Filipa Brito

Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integram um projeto europeu que pretende desenvolver e implementar "uma estrutura inovadora para o financiamento otimizado" da saúde oral. Em comunicado, a instituição destaca, citando uma resolução da Organização Mundial de Saúde (OMS), que os cuidados de saúde oral "enfrentam grandes desafios ao nível do seu financiamento e, também por isso, continuam a ser negligenciados".

"Um número considerável de cidadãos da União Europeia não tem acesso a cuidados de saúde oral de qualidade e são muitos os que não conseguem pagar os tratamentos dentários que necessitam", refere o comunicado, citado pela Agência Lusa.

O ISPUP destaca também a "grande lacuna" que existe entre a investigação sobre cuidados de saúde oral, a política e "o que acontece na prática". “Persiste a inércia, ao invés de serem levadas a cabo ações para fazer face a esta problemática, em grande parte evitável, das doenças orais", considera.

Projeto deve estar concluído em 2027

Citado no comunicado, o investigador que coordena a equipa no ISPUP, Paulo Melo, afirma que este é "um projeto extremamente ambicioso" ao pretender "identificar as formas mais adequadas de financiar cuidados de saúde oral e testa-las em tempo real".

O projeto PRUDENT, que arrancou no ano passado e deverá estar concluído em 2027, reúne investigadores, autoridades públicas e formuladores de políticas com vista a "alcançar uma mudança radical na resolução deste problema".

Ao longo dos próximos anos, os investigadores vão desenvolver indicadores de desempenho do sistema de saúde oral e implementá-los num quadro de monitorização em toda a União Europeia. Simultaneamente, vão conduzir experiencias para identificar "mecanismos otimizados" de financiamento dos cuidados de saúde e adaptar as aprendizagens às necessidades.

Coordenado pela Radboud University Medical Centre (Países Baixos), o projeto é financiado em 4,6 milhões de euros pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa Horizonte Europa. Além do ISPUP, participam universidades da Alemanha, Irlanda, França, Malta, Noruega, Hungria e Estónia.