Urbanismo

Impacto da alta velocidade no setor do turismo em debate

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Palacete dos Viscondes de Balsemão recebeu, recentemente, um workshop dedicado ao "Impacto da Alta Velocidade no setor do Turismo em Portugal". Marcaram presença no debate o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, o presidente Câmara Municipal de Gaia e da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, e Carlos Fernandes, vice-presidente do conselho de administração da Infraestruturas de Portugal (IP).

Esta foi a última de três sessões colaborativas organizadas pela IP, no âmbito do estudo do impacto da alta velocidade no sector do turismo em Portugal, o qual está a ser promovido pela empresa pública com o apoio da PwC.

Para além dos oradores marcou também presença na iniciativa a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, bem como algumas entidades relevantes do setor do turismo da zona norte do país, através de representantes, como foram os casos das câmaras municipais de Braga e Guimarães, comunidades intermunicipais do Douro, do Tâmega e Sousa, do Cávado, do Ave e da Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração. O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), António Cunha, também esteve presente no debate.

A sessão serviu para promover uma reflexão conjunta de análise dos atuais constrangimentos à mobilidade dos turistas na região, do impacto esperado da alta velocidade na dinâmica turística da região e nas ações necessárias para alavancar os benefícios que o projeto pode trazer para a região Norte do país, incluindo ações de colaboração entre os diferentes stakeholders do setor do turismo.