Cultura

Festival DDD a postos para mais uma revolução coletiva e em movimento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

rm_zona_franca_DDD.jpg

Renato Mangolin

A abertura do DDD – Festival Dias da Dança acontece esta terça-feira, 23 de abril. O CAMPUS Paulo Cunha e Silva, o Palácio do Bolhão e o Rivoli são os primeiros espaços a entrar nesta revolução feita em coletivo e em movimento, com Alice Ripoll, Jefta van Dinther e Marco da Silva Ferreira a apresentar os seus trabalhos.

Hoje, o Palácio do Bolhão recebe o primeiro espetáculo da edição deste ano do DDD. Às 19h30, Alice Ripoll/Cia Suave apresenta "Zona Franca", um espetáculo de grupo, que aborda a relação entre as dançar urbanas e popular do Brasil com uma encenação contemporânea. O espetáculo repete no dia seguinte, à mesma hora.

Às 21h30 é a vez de Jefta van Dinther subir ao palco do Grande Auditório com a estreia nacional de "REMACHINE". Esta peça explora a interação entre humanos e um ambiente hipermecanizado incontornável, desenrolando-se como uma sucessão de causas e efeitos.

O coreógrafo recorre ainda a uma orquestração de material vocal e físico, numa colaboração com a compositora Anna von Hausswolff. Este espetáculo pretende ser uma meditação sobre disciplina, persistência, insaciabilidade e o poder da mente sobre o corpo.

O Palácio do Bolhão recebe o primeiro espetáculo da edição deste ano do DDD. Às 19h30, Alice Ripoll/Cia Suave apresenta "Zona Franca"

Logo de seguida, a partir das 23 horas, Marco da Silva Ferreira apresenta Salão Pavão, no TMP Café - Rivoli, em sessão única. Aqui, dez bailarinas e bailarinos interpretam uma partitura coreográfica de improvisação no Café, ao som de uma DJ live act.

Na pista de dança, desenrola-se um manifesto ousado de libertação, que tenta desafiar normas e transcender barreiras. A batida da música de clubbing cria uma atmosfera noturna de celebração. Este espetáculo tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

No entanto, o dia começa cedo no CAMPUS Paulo Cunha e Silva com aula gratuita de Yoga, por Ana Santos Silva, Jovita Ivanaviciute, Marisa Vieira, da Casa Ganapati, às 8 horas.

Seguem-se o workshop de Marga Alfeirão & Mariana Benenge — uma oficina de dança e um exercício para o olhar de quem observa e está a ser observado — das 9h30 às 11 horas, e o workshop de Katiany Correia, intérprete de Zona Franca, das 11h30 às 13h30, onde é trazida a originalidade brasileira, os movimentos das ruas cariocas, ao som do funk carioca.

Toda a informação está disponível em festivalddd.com.