Cultura

Cultura em Expansão promove espetáculos de flamenco em Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_francisca_durao.jpg

DR

O Bairro do Lagarteiro acolhe o primeiro de quatro espetáculos previstos para esta edição do Cultura em Expansão, intitulados “Orillas Porteñas – Tablao Flamenco” e que juntam a guitarra flamenca de Fernanda de Córdoba, o cante de José El Pájaro Ausina e o baile de Francisca Durão. Acontece esta quinta-feira, às 17 horas.

A convite do Visões Úteis, o trio propõe um espetáculo de música e baile flamenco ao modo de um Tablao Andaluz, que passará também, em outras datas, pelos bairros de Contumil e Cerco e pela Associação Nun’Álvares de Campanhã.

Depois do projeto “Brado – Encontro de Vozes em Cigano Canto” (2021), que juntou Margarida Mestre a jovens músicos de etnia cigana, e da realização do espetáculo de António Poppe com a Família Gitana (2023), na Associação Nun'Álvares de Campanhã, este ciclo de apresentações de "Orillas Porteñas", em quatro lugares distintos de Campanhã, dá continuidade ao trabalho de proximidade e envolvimento que a companhia Visões Úteis, em conjunto com um grupo de parceiros sociais e educativos, tem vindo a desenvolver junto das comunidades ciganas residentes na freguesia (Cerco, Contumil e Lagarteiro).

"Tablaos" com artistas convidados

Propondo "devolver à comunidade algo que lhes está historicamente associado e com o qual ainda hoje se identificam e, através da presença de atividades artísticas nos seus espaços de vivência quotidiana, promover o gosto e a curiosidade por espetáculos de cariz artístico e profissional", como nos revela Inês de Carvalho, do Visões Úteis, estes "tablaos" irão contar com a presença de artistas convidados de cada bairro, de diferentes idades e que têm vindo a participar no ZHA! – um projeto artístico participativo, de base comunitária e de longo prazo –, e em encontros de flamenco que se têm realizado semanalmente, desde o início do ano.

"Com o apoio direto dos projetos SinergiasE9G/ARRIMO e Equipa de Rua Oriental da Norte Vida", estes encontros têm permitido a um grupo de artistas autodidatas, "alguns deles muito jovens", partilhar "momentos de encontro artístico, de revelação e cocriação em torno das práticas do flamenco" com estes três artistas profissionais, que agora apresentam também "Orillas Porteñas".

No bairro do Lagarteiro, o espetáculo está previsto para o Ringue (entrada pela Rua Diogo Macedo), mas, dependendo das condições meteorológicas, poderá realizar-se no Centro de Convívio e Cultural das Areias (R. das Areias, 59). O local final será anunciado nas redes sociais e no site do Cultura em Expansão.