Educação

Casa São Roque acolheu encontro de crianças e jovens da UNICEF Portugal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um grupo de crianças e jovens, entre os 11 e os 20 anos, oriundas de várias zonas do país, foram protagonistas de um encontro sob a chancela da UNICEF Portugal, nesta quarta-feira, na Casa São Roque.

Com diferentes experiências, interesses e opiniões, partilharam as ideias e perspetivas delas e também de outras crianças e jovens das suas comunidades de origem sobre temas como direitos das crianças, democracia e política ou igualdade de género.

O vereador da Educação felicitou o modelo participativo da iniciativa e lembrou que "a construção das nossas comunidades, escolas, ruas, freguesias, região, país e mundo, tem de ser um processo de co-construção, empreendido por todos os agentes da comunidade".

"O futuro das nossas comunidades vai ser melhor com a vossa participação, com a vossa consciência de cidadania e participação", reforçou Fernando Paulo junto dos jovens. "Semear a paz, a diversidade e a inclusão é determinante e a educação e a cultura contribuem para este caminho", acrescentou.

Para o autarca "é na relação com os outros que alinhamos os valores éticos e consideramos a nossa dimensão humana, uma vez que somos seres comunitários. É importante realçar e valorizar o trabalho da UNICEF, relativamente aos direitos das crianças e dos jovens, sobretudo este ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril", sublinhou.

O Grupo Consultivo da UNICEF Portugal pretende criar oportunidades de participação, envolvendo as crianças e jovens na construção de comunidades mais justas, seguras e sustentáveis.

Neste encontro, os objetivos consistiram em explorar temáticas de interesse previamente identificadas pelas crianças e jovens e preparar uma lista de perguntas para o relatório de Portugal ao Comité para os Direitos da Criança. Além disso, os participantes tiveram oportunidade de desenvolver competências relacionadas com exposição mediática enquanto intervenientes do grupo consultivo.