Cultura

Batalha apresenta filmes do cineasta portuense Diogo Baldaia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_luas_novas.jpg

DR

O Batalha Centro de Cinema dedica a sessão "Luas Novas" ao cineasta Diogo Baldaia, na próxima quarta-feira, 8 de maio, às 19h15.

O artista estudou realização e imagem na ESTC em Lisboa e concluiu o Mestrado em Artes Plásticas na KASK Conservatorium em Ghent, na Bélgica, onde viveu e trabalhou antes de regressar para Portugal. Ainda enquanto estudante, realizou os filmes "Fúria" (2013) e "Vulto" (2014), apresentados no Doclisboa e Curtas Vila do Conde, respetivamente.

A sua primeira curta profissional, "Miragem Meus Putos” (2017), venceu o prémio Melhor Curta-Metragem na Competição Nacional do IndieLisboa.

Os seus filmes, todos de ficção experimental, foram premiados e exibidos em diversos festivais nacionais e internacionais, tendo "Why Are You Image Plus?" (2023) estreado em competição no Festival de Roterdão na secção Ammodo Tiger Short Competition.

A filmografia de Baldaia interessa-se pelo desejo de futuro de uma geração jovem, a sua pulsão e os seus episódios de crescimento, enquanto oferece um olhar aguçado sobre uma realidade contemporânea que não permite a realização das suas aspirações e antes a empurra para contextos de alienação e ansiedade.

A sessão — que inclui os filmes "Sonido: Ivans & Tobi.” (2023), "Why Are You Image Plus?" (2023), "Destiny Deluxe" (2019) e "Miragem Meus Putos" (2017) — será seguida de uma conversa entre o cineasta e Pedro Dourado (livreiro e programador).