Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

(H)á Conversa na FMUP antes da férias: "Sal e Rim: Aliados ou Inimigos?"
25-06-2019

A última sessão do Ciclo de Tertúlias | (H)á Conversa na FMUP tem lugar no dia 27 de junho e é dedicada ao tema "Sal e Rim: Aliados ou Inimigos?", às 17, 30 horas, na sala 4 do CIM-FMUP.


Antes das férias, um painel de especialistas nesta área ajuda a perceber qual o consumo ideal de sal e de que forma o seu consumo afeta o rim; sendo assim, Carla Araújo (docente da FMUP e investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular da FMUP - UnIC), Jorge Polónia (docente da FMUP e investigador do CINTESIS), Alexandra Bento (bastonária da Ordem dos Nutricionistas) e Hélio Loureiro (chefe de cozinha), apresentarão as suas perspetivas de análise sobre o tema em debate. Rute Fonseca, jornalista da TSF, será a moderadora.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo diário de sal nos adultos não deverá ultrapassar os 5 g, baixando para 3 g nas crianças. Estas dosagens correspondem ao sal que existe naturalmente nos alimentos e ao adicionado durante a sua confeção.

Em média, os portugueses consomem diariamente 10,7 g de sal - o dobro da quantidade recomendada, daí a pertinência do tema de forma a mudar mentalidades e a alterar comportamentos.

A entrada é livre.