Cultura

Teatro Campo Alegre revela o outro lado do palco e os segredos dos bastidores

  • Notícia

    Notícia

A sessão deste sábado de Um Objeto e seus Discursos por Semana vai espreitar os bastidores técnicos do auditório, descobrir equipamentos e vocabulário de especialistas que estão por trás dos efeitos provocados por um espetáculo na nossa imaginação. Os segredos revelam-se a partir das 18 horas.

Varas, projetores, máquinas de fumo, bambolinas, quarteladas. São muitos, e por vezes desconhecidos do público, os objetos e os termos utilizados para designar peças e equipamentos sem os quais um espetáculo não seria? espetáculo.
Não é magia, mas a ilusão gerada pela manipulação dos equipamentos técnicos que apetrecham a caixa do palco transporta-nos frequentemente para imaginários fora da realidade.  

A partir do blackout, o público é convidado a suspender a descrença e a apreciar os movimentos da maquinaria de cena e da luz, devidamente explicados pelo diretor técnico do Teatro Municipal do Porto, Francisco Tavares Teles, e pela desenhadora de luz Wilma Moutinho, docente da Academia Contemporânea do Espetáculo e acostumada a extrair destas máquinas o máximo de efeitos cénicos por forma a enriquecer a experiência dramática.

Despido o palco de atores, cenários e adereços, vamos descobrir - numa sessão moderada pelo diretor artístico do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes - que segredos se escondem nos palcos e como facilmente nos enganam os sentidos.

Mais informações em www.umobjetoeseusdiscursos.com.

//

Teatro do Campo Alegre 

Rua das Estrelas

Tel. 226 063 000