Sociedade

Sophia e Jorge de Sena ajudam a pôr "Todos a ler"

  • Notícia

    Notícia

#fib_leitura_banco_jardim.jpg

Porto.

"Todos a ler!" é o mote de um programa de iniciativas em torno do livro e da leitura, que as Bibliotecas Municipais do Porto levam a cabo durante o mês de abril. Há propostas a partir das 17 horas deste sábado.

O programa tem em conta que este é o mês em que o livro é duplamente celebrado, nomeadamente com o Dia Internacional do Livro Infantil - que assinalou no dia 2 o nascimento de Hans Christian Andersen - e o Dia Mundial do Livro, instituído como tal pela UNESCO como forma de marcar o aniversário de William Shakespeare, no dia 23.

Assim, as Bibliotecas Municipais do Porto prepararam uma série de ações, onde tem destaque a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Jorge de Sena, cujo centenário se celebra este ano. Ao longo do mês, a exposição "24 Páginas, ilustrações de Marta Madureira" mostra na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Jardins do Palácio de Cristal) uma obra galardoada com vários prémios e que conta com mais de 20 títulos publicados.

No contexto da exposição, já neste sábado, 6 de abril, a artista orienta a oficina de ilustração "Riscarriscos" para crianças e famílias, às 17 horas, no espaço infanto-juvenil da biblioteca.

A 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Pública Municipal do Porto (Jardim de São Lázaro) convida os mais jovens para uma sessão de contos com Mariana Machado, a partir das 10,30 horas.

Já na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o dia será dedicado a "Sophia & Jorge: 100 anos" com um programa integralmente inspirado na obra dos dois poetas maiores da língua portuguesa e na amizade que os uniu. O programa começa e acaba no auditório da biblioteca com o novíssimo espetáculo Joana Providência "A viagem", a partir do conto homónimo de Sophia: às 10,30 horas, a sessão é dirigida ao público escolar; às 21,30 horas destina-se ao público em geral e tem entrada livre.

Foi ainda Sophia que inspirou Adélia Carvalho e Evelina Oliveira, autoras do livro "Sophia, menina da terra e do mar", que apresentam a obra às crianças das escolas pelas 14,30 horas.

Além disso, o filme-documentário "Correspondências" de Rita Azevedo Gomes, inspirado nas cartas trocadas entre Sophia e Jorge de Sena durante os anos de exílio deste último (1957-78), é exibido no auditório da biblioteca às 15 horas.

Às 18 horas, os atores Joana Carvalho e Afonso Santos lêem os contos "O Jantar do Bispo" de Sophia e "Os Salteadores" de Jorge de Sena, seguindo-se a exibição do filme de animação de Abi Feijó baseado neste conto, com apresentação de Dália Dias.

A 26 de abril, é inaugurada na Biblioteca Pública Municipal do Porto uma exposição das ilustrações de Evelina Oliveira do livro "Sophia, menina da terra e do mar" e, no dia seguinte, às 11 horas, a ilustradora orienta a oficina "O que vemos numa folha?", que é dirigida a crianças e famílias.

Entretanto, ao longo do mês de abril e no contexto da iniciativa "Leia e receba", os leitores que requisitarem livros nas Bibliotecas Municipais do Porto recebem um de oferta.