Cultura

Slavs and Tatars apresentam amanhã a primeira Artist Talk do Fórum do Futuro

  • Notícia

    Notícia

#fib_#JC_abertura_forum_futuro_25.jpg

Filipa Brito

O coletivo artístico Slavs and Tatars abre amanhã, no Rivoli, a secção de Artists Talks do Fórum do Futuro, cuja inauguração oficial acontece hoje à tarde no mesmo espaço.

No segundo dia do Fórum do Futuro, continuará a proposta de um espaço público de encontro para pensadores de diferentes disciplinas, sob o tema "Ágora Club".
 

Às 17 horas, no Pequeno Auditório do Rivoli, tem início a primeira Artist Talk da semana com Slavs and Tatars, coletivo artístico fundado em 2006, que apresentam uma reflexão sobre o potencial da transliteração como estratégia de resistência e indagam conceitos como identidade política, colonialismo e fé. A moderação está a cargo de Eduarda Neves, professora e investigadora.

Maurizio Lazzarato, filósofo, sociólogo e um dos grandes críticos da sociedade capitalista em que vivemos, falará de como a dívida, cada vez mais presente no espaço global, desvia a luta de classes do confronto entre o capital e o trabalho para a oposição entre credores e devedores, sendo exemplo disso a recente derrocada do sistema financeiro, em que todos são "devedores", culpados e responsáveis face ao capital. A conversa decorre às 19 horas, no Palco do Grande Auditório do Rivoli, e é moderada por Pedro Levi Bismarck.

A encerrar o dia, Michel Mayor, astrofísico responsável pela descoberta do primeiro exoplaneta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol, apresenta "A Pluralidade de Mundos no Cosmos: Um Sonho Clássico, Uma Realidade Moderna", em que serão debatidas as capacidades da tecnologia atual, os objetivos científicos dos instrumentos que estão hoje a ser desenvolvidos e se será realista ambicionar encontrar sinais de vida em planetas fora do nosso sistema solar. Com moderação de Orfeu Bertolami, catedrático do Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto, a sessão tem início às 21,30 horas, no Grande Auditório do Teatro Rivoli.

As sessões do Fórum do Futuro são de entrada gratuita (à exceção do almoço-palestra de terça-feira) mediante levantamento de bilhete no dia e local de cada evento, até ao limite de dois por pessoa. O Teatro Municipal do Porto Rivoli terá a bilheteira em funcionamento todos os dias, entre as 13 e as 22 horas.

O programa completo pode ser consultado em www.forumofthefuture.com.