Economia

ScaleUp Porto e ANJE impulsionam o ecossistema empreendedor nacional

  • Notícia

    Notícia

#mno_scale_up_17.jpg

Porto.

Duas iniciativas, em dois dias seguidos, promovem a internacionalização do ecossistema empreendedor do país. Nesta quarta-feira, 18 de outubro, há nova sessão do programa ScaleUp Porto - The Growth Champions: dois "gurus" europeus vão passar informação valiosa a responsáveis de 20 empresas nacionais. Na quinta-feira, 19 de outubro, um Walking Tour inédito, com uma comitiva internacional e paragens em ambientes de referência instalados no Porto, quer mostrar que "Portugal está pronto para escalar". Um e outro resultam da parceria entre Câmara do Porto, via ScaleUp Porto., e ANJE - Associação Nacional dos Jovens Empresários.

Ajudar a crescer campeões

O ScaleUp Porto - The Growth Champions é um programa pioneiro em Portugal de apoio direto ao crescimento sustentado e progressivo das PME nacionais de alto crescimento e empresas de perfil tecnológico e altamente exportador. Coordenado por especialistas com créditos firmados no mercado, teve início em junho.

Esta segunda sessão, com foco no marketing e na estratégia de preços, tem como convidados Omar Mohout, especialista belga em scaleups e administrador da Startups.be, e Elif Semerci, do "unicórnio" alemão Delivery Hero.

Vinte organizações de perfil exportador ou tecnológico participam numa ação dinâmica de 10 horas, que combina as vertentes de workshop, "peer to peer" e reuniões "one-to-one".

Como afirma Adelino Costa Matos, presidente da ANJE, os participantes terão, nesta quarta-feira, "a oportunidade de aprenderem e absorverem fórmulas de sucesso na gestão de estratégias de marketing e pricing, que levaram, por exemplo, a Delivery Hero a atingir o estatuto de unicórnio".

O programa tem já um calendário definido até março do próximo ano, contando com sessões agendadas nas áreas de Vendas, Operações, Gestão de Pessoas e Finanças.

 Tour para mostrar a dinâmica scaleup

Já na quinta-feira, ANJE, EIT Digital e ScaleUp Porto. dispõem-se a demonstrar que "Portugal is Ready to Scaleup". Fazem-no com um Walking Tour inédito que vai envolver diferentes "players" do ecossistema empreendedor nacional e representantes do Governo.

Showcases de três empresas nacionais de referência, reflexões temáticas sobre a expansão em diferentes mercados com os inputs de startups e scaleups nacionais, mais encontros com imprensa especializada e jantar de encerramento, fazem o programa.

Ou seja, na antecâmara para a Web Summit, o WE'BIZ Walking Tour "Portugal is Ready to Scaleup" quer direcionar os holofotes para o potencial holístico do ecossistema empreendedor nacional e revelar, através de exemplos práticos, porque é que Portugal tem já substância, massa crítica e resultados para se afirmar como uma nação scaleup.

Para o efeito, uma comitiva de cerca de 30 membros, onde constam startups, scaleups, investidores, corporates, incubadoras, aceleradores e jornalistas nacionais e internacionais, realizará o périplo com várias paragens na cidade do Porto.