Política

Rui Moreira brinda com o Chefe de Estado alemão a uma Europa unida

  • Notícia

    Notícia

Passeios de rua com Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Moreira, afeto popular, selfies, entronização pela Confraria do Vinho do Porto, visita a museu municipal, ao UPTEC e à Igreja de São Francisco preencheram hoje a visita do Chefe de Estado alemão, Frank-Walter Steinmeier, à cidade do Porto.

Após ter visitado o UPTEC- Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, onde conheceu empresas inovadoras na área da tecnologia, e a Casa- Museu Guerra Junqueiro, onde inaugurou a exposição "Encontros" de Günter Grass, o presidente alemão foi recebido no Palácio da Bolsa pelo seu homólogo português e pelo presidente da Câmara. Aí, foi entronizado pela Confraria do Vinho do Porto, em cerimonial realizado na Sala de Tribunal e no qual o novo Confrade proposto é aceite em reunião de Capítulo, recebendo as insígnias das mãos do seu Mestre proponente.

O Livro de Honra da Confraria foi, de seguida, assinado e o novo Confrade recebeu o Diploma pelas mãos do Chanceler, sendo que igual honra já foi concedida ao rei de Espanha e ao Secretário-Geral das Nações Unidas.

Frank-Walter Steinmeier assumiu depois um compromisso com um dos símbolos da cidade, prestando um juramento solene de lealdade, com um cálice de Vinho do Porto nas mãos. A cerimónia e o discurso do Chanceler terminaram, como é tradição, com o brinde - "Pelo Vinho do Porto - Pela Confraria- Pelos Confrades".

Os três presidentes, juntamente com outras personalidades, seguiram para o Salão Árabe, onde decorreu o almoço oferecido por Rui Moreira e presidido por Marcelo Rebelo de Sousa. Na ocasião, o autarca do Porto saudou o presidente alemão e a respetiva delegação, afirmando que, embora a estadia na cidade tenha sido curta, espera que Frank-Walter Steinmeier tenha ficado com "uma ideia do que é esta cidade", nomeadamente "sobre o empreendedorismo, sobre a cultura, sobre a arte, sobre a tradição, mas também sobre uma atitude contemporânea em relação a uma Europa que desejamos unida".

Por seu turno, o presidente alemão agradeceu a hospitalidade genuína da cidade do Porto, realçando ter tido uma experiência "verdadeiramente impressionante" e agradecendo a Rui Moreira "por me mostrar e à delegação alemã o que estão a fazer".

A presença de Frank-Walter Steinmeier na cidade terminou com um passeio pela Ribeira, sempre acompanhado por Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Moreira, onde populares e turistas ofereceram novamente calorosa saudação.